Sequentia sancti Evangelii secundum Matthaeum (Mt 23,23-26)
23 Vae vobis scribae et pharisaei hypocritae, quia decimatis mentham, et anethum, et cyminum, et reliquistis quae graviora sunt legis: iudicium, et misericordiam, et fidem. Haec oportuit facere, et illa non omittere.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas deixastes o que é mais importante na Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Era necessário praticar estas coisas, sem omitir aquelas.
24 Duces caeci, excolantes culicem, camelum autem gluttientes.
Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo.
25 Vae vobis scribae et pharisaei hypocritae, quia mundatis quod deforis est calicis et paropsidis, intus autem pleni estis rapina et immunditia.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque limpais o exterior do cálice e do prato, mas por dentro estais cheios de roubo e de impureza.
26 Pharisaee caece, munda prius quod intus est calicis et paropsidis, ut fiat et id quod deforis est mundum.
Fariseu cego, limpa primeiro o interior do cálice e do prato, para que também o exterior se torne puro.
Reflexão:
A palavra de Cristo nos recorda que a verdadeira transformação nasce do interior e se expande em direção ao mundo. A autenticidade não se constrói em aparências, mas na fidelidade à justiça e ao amor que sustentam a vida. É no espaço íntimo da consciência que se gera a ordem capaz de irradiar harmonia social. A pureza exterior só tem sentido quando reflete uma liberdade interior conquistada na verdade. A coerência entre o ser e o agir abre caminho para a comunhão universal. Quando o coração se torna luz, toda a criação se eleva junto com ele.
Versículo mais importante:
23 Vae vobis scribae et pharisaei hypocritae, quia decimatis mentham, et anethum, et cyminum, et reliquistis quae graviora sunt legis: iudicium, et misericordiam, et fidem. Haec oportuit facere, et illa non omittere.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas deixastes o que é mais importante na Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Era necessário praticar estas coisas, sem omitir aquelas. (Mt 23:23)
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário