Evangelium secundum Matthaeum 19,16-22
(Evangelho segundo Mateus 19,16-22)
Versículos:
Et ecce unus accedens ait illi: Magister bone, quid boni faciam ut habeam vitam aeternam?
E eis que um homem aproximou-se e lhe disse: Mestre bom, que bem farei para alcançar a vida eterna?Qui dixit ei: Quid me interrogas de bono? Unus est bonus. Si autem vis ad vitam ingredi, serva mandata.
Jesus lhe respondeu: Por que me perguntas sobre o bem? Só um é bom. Mas, se queres entrar na vida, guarda os mandamentos.Dicit illi: Quae? Iesus autem dixit: Non homicidium facies, non adulterabis, non facies furtum, non falsum testimonium dices,
Ele lhe perguntou: Quais? Jesus respondeu: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho;honora patrem et matrem et diliges proximum tuum sicut teipsum.
honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.Dicit illi adulescens: Omnia haec custodivi. Quid adhuc mihi deest?
O jovem lhe disse: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda?Ait illi Iesus: Si vis perfectus esse, vade, vende, quae habes, et da pauperibus, et habebis thesaurum in caelo; et veni, sequere me.
Jesus lhe disse: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.Cum audisset autem adulescens verbum, abiit tristis; erat enim habens multas possessiones.
Ao ouvir essas palavras, o jovem retirou-se triste, porque possuía muitas riquezas.
Reflexão:
A busca pela vida plena exige um rumo interior que transcende obrigações externas, revelando a centralidade da responsabilidade individual e da solidariedade consciente. O jovem rico representa o poder da riqueza quando impede o envolvimento com o bem comum e escapa ao compromisso social. A proposta de desprendimento evidencia que o verdadeiro valor não se concentra nos bens acumulados, mas na capacidade de compartilhar e participar da construção de comunidade justa. Quando a liberdade é compreendida como abertura a escolhas éticas e generosidade, a existência humana eleva-se, configurando-se como gesto de unidade transformadora. Assim, a marca de uma vida livre consiste no investimento consciente em algo que transcende as limitações pessoais, criando e expandindo espaços de dignidade para todos.
Versículo mais importante:
O versículo considerado mais central nesse trecho é o versículo 21, onde Jesus revela o núcleo da exigência do discipulado, ultrapassando a mera observância da Lei:
21. Ait illi Iesus: Si vis perfectus esse, vade, vende, quae habes, et da pauperibus, et habebis thesaurum in caelo; et veni, sequere me.
Jesus lhe disse: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. (Mt 19:21)
O chamado de Jesus é um convite ao desapego radical. Não se trata apenas de abandonar bens materiais, mas de soltar toda dependência que aprisiona a alma. O jovem rico revela o dilema humano: querer a vida eterna sem renunciar às seguranças efêmeras. O tesouro no céu nasce quando o coração se liberta da posse e reconhece que nada é realmente seu, tudo é dom. Desapegar-se é confiar plenamente, é abrir espaço para que o eterno habite no interior. Seguir Cristo é deixar que o amor substitua a acumulação, tornando a vida um movimento de entrega e liberdade.
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