sábado, 23 de agosto de 2025

Evangelho: Lucas 13:22-30 - 24.08.2025

 


Dominica XXI per Annum – Evangelium secundum Lucam (13,22-30)

22 Et ibat per civitates et castella docens, et iter faciens in Ierusalem.
E percorria pelas cidades e aldeias ensinando, enquanto seguia caminho para Jerusalém.

23 Ait autem illi quidam: Domine, si pauci sunt qui salvantur? Ipse autem dixit ad illos:
Perguntou-lhe alguém: Senhor, são poucos os que se salvam? Ele respondeu:

24 Contendite intrare per angustam portam, quia multi, dico vobis, quaerent intrare et non poterunt.
Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão.

25 Cum autem surrexerit pater familias et clauserit ostium, et incipietis foris stare et pulsare ostium dicentes: Domine, aperi nobis: et respondens dicet vobis: Nescio vos unde sitis.
Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, começareis a ficar de fora, batendo e dizendo: Senhor, abre-nos! E Ele responderá: Não vos conheço de onde sois.

26 Tunc incipietis dicere: Manducavimus coram te et bibimus, et in plateis nostris docuisti.
Então direis: Comemos e bebemos diante de Ti, e em nossas praças ensinaste.

27 Et dicet vobis: Dico vobis nescio vos unde sitis: discedite a me omnes operarii iniquitatis.
E Ele vos dirá: Repito, não vos conheço de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a injustiça.

28 Ibi erit fletus et stridor dentium: cum videritis Abraham et Isaac et Iacob et omnes prophetas in regno Dei, vos autem expelli foras.
Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós, lançados fora.

29 Et venient ab oriente et occidente, et aquilone et austro, et accumbent in regno Dei.
E virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e se sentarão à mesa no Reino de Deus.

30 Et ecce sunt novissimi qui erunt primi, et sunt primi qui erunt novissimi.
E eis que há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.

Reflexão:
A passagem nos revela que a salvação não é privilégio, mas conquista do coração aberto e da consciência desperta. A porta estreita simboliza a exigência da autenticidade interior, onde não basta a aparência, mas sim a verdade vivida. Cada gesto livre, voltado ao bem, aproxima o ser humano do horizonte de plenitude. O Reino não se limita a fronteiras, pois se abre a todos que se movem pela verdade. O esforço pessoal une-se ao dinamismo coletivo, convidando-nos a caminhar juntos. Assim, a criação inteira tende ao ponto em que justiça, amor e liberdade se fundem em unidade viva.


Versículo mais importante:

Entre os versículos do Evangelium secundum Lucam (13,22-30), o mais central e importante é o versículo 24, pois resume a essência do ensinamento de Jesus neste trecho: a exigência do esforço pessoal e da verdade interior para alcançar o Reino.

Lucae 13,24
Contendite intrare per angustam portam, quia multi, dico vobis, quaerent intrare et non poterunt.
Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão.(Lc 123:24)

O convite a entrar pela “porta estreita” revela o caminho do ser humano em direção ao centro da vida verdadeira. Não se trata de uma limitação imposta, mas de um chamado à autenticidade, onde cada escolha exige responsabilidade e liberdade interior. A porta estreita simboliza a depuração do ego, a superação das ilusões e a fidelidade ao sentido mais profundo da existência. Muitos procuram o Reino sem disposição para o esforço de transformação, permanecendo apenas na superfície. A travessia, porém, é interior: é a decisão de viver na verdade, no amor e na justiça que libertam.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

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