quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Evangelho: Mateus 22:1-14 - 21.08.2025

 


Evangelium secundum Matthæum 22,1-14

  1. et respondens Iesus dixit iterum in parabolis eis dicens
    E respondendo Jesus, falou-lhes novamente por parábolas, dizendo:

  2. simile factum est regnum caelorum homini regi qui fecit nuptias filio suo
    O Reino dos céus é semelhante a um rei que fez bodas para seu filho.

  3. et misit servos suos vocare invitatos ad nuptias et nolebant venire
    E enviou os seus servos para chamar os convidados às bodas, mas eles não quiseram vir.

  4. iterum misit alios servos dicens dicite invitatis ecce prandium meum paravi tauri mei et altilia occisa et omnia parata venite ad nuptias
    Novamente enviou outros servos, dizendo: “Dizei aos convidados: Eis que tenho preparado o meu banquete: os meus bois e os animais cevados foram abatidos, tudo está pronto; vinde às bodas.”

  5. illi autem neglexerunt et abierunt alius in villam suam alius vero ad negotiationem suam
    Mas eles, ignorando-o, foram-se, um para a sua vinha, outro para os seus negócios.

  6. reliqui vero tenuerunt servos eius et contumelia adfectos occiderunt
    Quanto aos outros, prenderam os servos, ultrajaram-nos e os mataram.

  7. rex autem cum audisset iratus est et missis exercitibus suis perdidit homicidas illos et civitatem illorum succendit
    Mas, quando o rei o soube, indignou-se e enviou os seus exércitos, destruiu aqueles assassinos e queimou a sua cidade.

  8. tunc ait servis suis nuptiae quidem paratae sunt sed qui invitati erant non fuerunt digni
    Então disse aos seus servos: “As bodas estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.”

  9. ite ergo ad exitus viarum et quoscumque inveneritis vocate ad nuptias
    Ide, pois, às encruzilhadas e convidai para as bodas todos quantos encontrardes.

  10. et egressi servi eius in vias congregaverunt omnes quos invenerunt malos et bonos et impletae sunt nuptiae discumbentium
    E aqueles servos, saindo pelas estradas, ajuntaram todos os que encontraram, maus e bons, e as bodas ficaram cheias de convidados.

  11. intravit autem rex ut videret discumbentes et vidit ibi hominem non vestitum veste nuptiali
    E o rei entrou para ver os que se sentavam, e viu ali um homem que não estava vestido com traje nupcial.

  12. et ait illi amice quomodo huc intrasti non habens vestem nuptialem at ille obmutuit
    Então disse-lhe: “Amigo, como entraste aqui, não tendo traje nupcial?” E ele ficou calado.

  13. tunc dixit rex ministris ligatis pedibus eius et manibus mittite eum in tenebras exteriores ibi erit fletus et stridor dentium
    Então disse o rei aos seus servos: “Atai-lhe os pés e as mãos e lançai-o fora, nas trevas exteriores; ali será choro e ranger de dentes.”

  14. multi autem sunt vocati pauci vero electi
    Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.

Reflexão:
A dinâmica do banquete reflete a dignidade de uma convocação elevada, onde cada chamado representa uma ponte entre o indivíduo e um propósito maior. Há recusa pelos que privilegiam interesses próprios, o que revela o valor inalienável da escolha consciente. Ao convocar a todos, inclusive os marginais, ressalta-se que a oportunidade é universal, ainda que a adesão plena demande responsabilidade. O traje simbólico representa o compromisso ativo com um ideal compartilhado, e a exclusão daquele que não o assume mostra que não basta aceitar o convite: é preciso interiorizar seus valores. A narrativa convida à participação autônoma, fomentando o florescimento do bem comum, fundado na justiça, responsabilidade individual e no respeito mútuo, elementos essenciais para uma convivência verdadeiramente livre.


Versículo mais importante:


O versículo considerado mais importante em Mateus 22,1-14 é o último, que resume toda a parábola com um chamado universal e exigente:

14. multi autem sunt vocati pauci vero electi
Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.(Mt 22:14)

Este versículo concentra a essência do ensinamento: a vocação é ampla e generosa, mas a verdadeira escolha requer disposição interior e fidelidade ao chamado.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

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Primeira Leitura

Segunda Leitura

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