Sequentia sancti Evangelii secundum Matthæum 17,22-27
Et cum conversarentur illis in Galilaea, dixit illis Iesus: Filius hominis tradendus est in manus hominum;
22. E, enquanto conversavam com ele na Galileia, Jesus lhes disse: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens;et occidunt eum, et tertia die resuscitabit. Et contristati sunt vehementer.
23. e o matarão, e ao terceiro dia ressuscitará. E ficaram profundamente entristecidos.Et cum venissent Capharnaum, accesserunt qui didrachmam accipiebant ad Petrum, et dixerunt ei: Magister vester non solvit didrachmam?
24. E quando chegaram a Cafarnaum, os que cobravam a didracma aproximaram-se de Pedro e disseram: O vosso Mestre não paga a didracma?Qui dixit: Dat. Et cum intrasset in domum, praevenit eum Iesus dicens: Quid tibi videtur, Simon? Reges terrae a quibus accipiunt vectigal vel censum? a filiis suis an ab alienis?
25. Ele respondeu: Sim. E, quando entrou em casa, Jesus o antecedeu, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram tributo ou imposto os reis da terra — de seus filhos ou de estrangeiros?Qui dixit: Ab alienis. Dixit illis Iesus: Ergo filii liberi sunt.
26. Ele disse: De estrangeiros. Jesus lhe disse: Logo, os filhos estão isentos.Ut autem non scandalizemus eos, vade ad mare et mitte hamum et primum piscem ascendentem tolle et aperto ore eius invenies stateram; illum sumens da eis pro me et pro te.
27. Mas, para não os escandalizarmos, vai ao mar, lança o anzol e prende o primeiro peixe que subir; abrindo-lhe a boca encontrarás uma moeda; toma-a e dá-lhes por mim e por ti.
Reflexão:
A entrega do mistério humano à história não anula a dignidade pessoal; a obediência cristã convive com a responsabilidade individual. O sacrifício anunciado revela uma direção teleológica onde os esforços particulares convergem para um bem comum maior. Cada escolha livre, quando orientada pela verdade, impulsona a comunidade rumo a um ponto de síntese mais elevado.
A fé não nega a iniciativa humana; antes, a purifica, transformando autonomia em serviço responsável.
A ordem social floresce quando a liberdade moral é respeitada e cada indivíduo responde por suas obras. O valor espiritual transcende riquezas passageiras, sem suprimir a importância da iniciativa e do mérito pessoal. Unidade e progresso realçam-se quando a liberdade consciente é orientada pelo amor e pela verdade compartilhada. Assim, a vida cristã articula entrega e liberdade, produzindo um avanço humano que dignifica o indivíduo e a coletividade.
Versículo mais importante:
Entre os versículos de Evangelium secundum Matthæum 17,22-27, um dos mais significativos é o 26, pois sintetiza um princípio de liberdade espiritual:
Qui dixit: Ab alienis. Dixit illis Iesus: Ergo filii liberi sunt.
Ele disse: De estrangeiros. Jesus lhe disse: Logo, os filhos estão isentos.(Mt 17:26)
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário