segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Evangelho: Mateus 16:24-28 - 08.08.2025

 


Evangelium secundum Matthaeum 16,24-28

De necessitate abnegationis

24 Tunc Jesus dixit discipulis suis: Si quis vult post me venire, abneget semetipsum, et tollat crucem suam, et sequatur me.
Então Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.

25 Qui enim voluerit animam suam salvam facere, perdet eam: qui autem perdiderit animam suam propter me, inveniet eam.
Pois quem quiser salvar a sua alma, perdê-la-á; mas quem a perder por causa de mim, encontrá-la-á.

26 Quid enim prodest homini, si mundum universum lucretur, animae vero suae detrimentum patiatur? aut quam dabit homo commutationem pro anima sua?
Com efeito, que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?

27 Filius enim hominis venturus est in gloria Patris sui cum angelis suis: et tunc reddet unicuique secundum opera ejus.
Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com os seus anjos, e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.

28 Amen dico vobis: sunt quidam de stantibus hic, qui non gustabunt mortem, donec videant Filium hominis venientem in regno suo.
Em verdade vos digo: há alguns dos que aqui estão que não provarão a morte, até que vejam o Filho do Homem vindo em seu Reino.

Reflexão:
A liberdade não nasce da fuga do sofrimento, mas da integração do mistério da cruz. Seguir o Cristo é ultrapassar os limites do eu fechado e descobrir a centelha divina que pulsa na entrega. A alma se expande quando escolhe o bem maior, mesmo que isso exija a perda das seguranças imediatas. A verdadeira vitória não está em possuir o mundo, mas em tornar-se inteiro. Cada escolha, feita em amor e verdade, coopera para a construção de um Reino que começa em nós. Assim, a eternidade não é um destino distante, mas uma presença que floresce a cada passo livre e consciente.


Versículo mais importante:

O versículo mais central e frequentemente considerado o mais importante de Mateus 16,24-28 é o versículo 24, pois expressa o chamado direto de Cristo ao seguimento autêntico, fundamentado na renúncia e liberdade interior.

Mateus 16,24
Tunc Jesus dixit discipulis suis: Si quis vult post me venire, abneget semetipsum, et tollat crucem suam, et sequatur me.
Então Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.(Mt 16:24)

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário