sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Evangelho: Lucas 2,22-40 ou 22-32 - 02.02.2025

 


Lucas 2:22-40 (Vulgata)

22 Et postquam impleti sunt dies purgationis eorum secundum legem Moysi, tulerunt illum in Ierusalem, ut sisterent eum Domino,
E, quando se completaram os dias da purificação deles, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor,

23 sicut scriptum est in lege Domini: Quia omne masculinum adaperiens vulvam, sanctum Domino vocabitur,
conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito varão será consagrado ao Senhor,

24 et ut darent hostiam, secundum quod dictum est in lege Domini, par turturum aut duos pullos columbarum.
e para oferecerem o sacrifício prescrito na lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos.

25 Et ecce homo erat in Ierusalem, cui nomen Simeon, et homo iste iustus et timoratus, exspectans consolationem Israel, et Spiritus Sanctus erat in eo.
Havia então em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava sobre ele.

26 Et responsum acceperat a Spiritu Sancto non visurum se mortem, nisi prius videret Christum Domini.
E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor.

27 Et venit in Spiritu in templum. Et cum inducerent puerum Iesum parentes eius, ut facerent secundum consuetudinem legis pro eo,
Movido pelo Espírito, veio ao templo. E, quando os pais trouxeram o Menino Jesus para cumprirem o que a Lei ordenava a seu respeito,

28 et ipse accepit eum in ulnas suas et benedixit Deum et dixit:
ele o tomou em seus braços, louvou a Deus e disse:

29 "Nunc dimittis servum tuum, Domine, secundum verbum tuum in pace,
"Agora, Senhor, podes despedir teu servo em paz, segundo tua palavra,

30 quia viderunt oculi mei salutare tuum,
porque meus olhos viram a tua salvação,

31 quod parasti ante faciem omnium populorum,
que preparaste à vista de todos os povos,

32 lumen ad revelationem gentium et gloriam plebis tuae Israel."
luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel."

33 Et erat pater eius et mater mirantes super his, quae dicebantur de illo.
Seu pai e sua mãe estavam admirados com o que dele se dizia.

34 Et benedixit illis Simeon et dixit ad Mariam matrem eius: "Ecce positus est hic in ruinam et resurrectionem multorum in Israel et in signum, cui contradicetur
Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: "Eis que este Menino está destinado à queda e ao levantamento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição,

35 (et tuam ipsius animam pertransiet gladius), ut revelentur ex multis cordibus cogitationes."
(e a ti mesma uma espada transpassará a alma), para que se revelem os pensamentos de muitos corações."

36 Et erat Anna prophetissa, filia Phanuel, de tribu Aser. Haec processerat in diebus multis et vixerat cum viro suo annis septem a virginitate sua;
Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e vivera com seu marido sete anos desde a virgindade,

37 et haec vidua usque ad annos octoginta quattuor, quae non discedebat de templo, ieiuniis et obsecrationibus serviens nocte ac die.
e agora era viúva de oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia com jejuns e orações.

38 Et haec, ipsa hora superveniens, confitebatur Deo et loquebatur de illo omnibus, qui exspectabant redemptionem Ierusalem.
Ela também chegou naquele momento, louvava a Deus e falava sobre o Menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

39 Et ut perfecerunt omnia secundum legem Domini, reversi sunt in Galilaeam, in civitatem suam Nazareth.
Depois de cumprirem tudo segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galileia, à sua cidade de Nazaré.

40 Puer autem crescebat et confortabatur plenus sapientia, et gratia Dei erat in illo.
O Menino crescia e se fortalecia, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava sobre ele.


Reflexão:

lumen ad revelationem gentium et gloriam plebis tuae Israel.
luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel. (Lc 2:32)

Essa proclamação sintetiza a vinda de Cristo como a plenitude da revelação divina, estendendo a salvação a todos os povos.

No templo do tempo, o Verbo se manifesta, e a luz se entrelaça à matéria. O olhar de Simeão, desperto pela plenitude do Espírito, atravessa as formas e antevê o sentido último da existência. O Cristo-Menino não é apenas promessa, mas já é plenitude em germinação, crescendo como um eixo que atrai tudo a si. A revelação é movimento: inicia-se na oferta humilde, ecoa no reconhecimento dos sábios e se projeta na grande consumação. Quem contempla esse Mistério percebe que a glória não é um instante, mas um processo no qual toda a criação se inclina à sua consumação definitiva.

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