Lucas 5:12-16 (Vulgata)
12. Et factum est, cum esset in una civitatum, et ecce vir plenus lepra: et videns Jesum, procidit in faciem, et rogavit eum, dicens: Domine, si vis, potes me mundare.
12. Aconteceu que, estando ele numa das cidades, eis que um homem cheio de lepra viu Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e implorou: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.
13. Et extendens manum, tetigit illum, dicens: Volo, mundare. Et confestim lepra discessit ab illo.
13. E, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Eu quero, sê purificado. E, imediatamente, a lepra o deixou.
14. Et ipse præcepit illi ut nemini diceret: Sed vade, ostende te sacerdoti, et offer pro emundatione tua, sicut præcepit Moyses, in testimonium illis.
14. E ordenou-lhe que a ninguém contasse, mas que fosse mostrar-se ao sacerdote e oferecesse pela sua purificação o que Moisés prescreveu, como testemunho para eles.
15. Perambulabat autem magis sermo de illo: et conveniebant turbæ multæ ut audirent, et curarentur ab infirmitatibus suis.
15. Mas sua fama espalhava-se ainda mais, e grandes multidões vinham para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades.
16. Ipse autem secedebat in deserta, et orabat.
16. Ele, porém, retirava-se para lugares desertos e orava.
Reflexão:
"Volo, mundare."
"Eu quero, sê purificado." (Lucas 5,13)
Esta frase destaca o poder transformador da vontade divina em ação, manifestando o desejo de Jesus de curar e restaurar a dignidade humana. Ela encapsula a essência do amor redentor de Cristo e sua disposição em libertar o ser humano das enfermidades físicas e espirituais.
Neste encontro entre o divino e o humano, revela-se o dinamismo evolutivo do espírito, que se eleva ao responder ao chamado de cura e transcendência. O toque de Jesus, ao purificar o leproso, simboliza a força transformadora que une o sagrado e o material, convidando-nos à reintegração com a plenitude do Ser. Tal gesto transcende o ato físico, apontando para a convergência de todas as coisas no horizonte de uma unidade superior, onde a matéria e o espírito se encontram na vocação divina do amor redentor.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário