domingo, 19 de janeiro de 2025

Evangelho: Marcos 2:23-28 - 21.01.2025

 


Marcos 2:23-28 (Vulgata):

23 Et factum est, ut cum transiret sabbato per sata, discipuli ejus inciperent vixere, et frangere frumenta.
E aconteceu que, ao passar no sábado pelos campos, os discípulos começaram a colher espigas.

24 Et pharisaei dicebant ei: Ecce, quid faciunt, quod non licet in sabbato?
E os fariseus lhe disseram: Vê, porque fazem o que não é lícito no sábado?

25 Et ait illis: Nunquam legistis quid fecerit David, quando necessitate adductus, esuriit ipse, et qui cum eo erant?
E ele lhes disse: Nunca lestes o que fez Davi, quando, necessitado e com fome, ele e seus companheiros comeram os pães da proposição, que non licet edere nisi sacerdotibus, et dedit eis?

26 Quomodo introivit in domum Dei, in tempore Abiathar sacerdotis, et pedit poma, et dedit eis, qui cum eo erant?
Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, o sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, que não é lícito comer senão aos sacerdotes, e os deu também aos que estavam com ele?

27 Et dicebat illis: Sabbatum propter hominem factum est, non homo propter sabbatum.
E dizia-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

28 Itaque Dominus est etiam sabbati.
Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado.

Reflexão:

Et dicebat illis: Sabbatum propter hominem factum est, non homo propter sabbatum.
E dizia-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. (Mc 2:27)

Essa frase destaca a centralidade do ser humano na relação com a Lei divina, revelando que as instituições sagradas são instrumentos para o bem e a plenitude do homem, e não imposições que o escravizam.

O evangelho revela uma profunda verdade sobre o tempo e a liberdade, onde a Lei divina, representada pelo sábado, não é uma imposição rígida, mas uma estrutura para o crescimento da alma humana. O próprio Cristo, ao redimensionar o sábado, nos ensina que as leis espirituais devem ser vistas não como fins em si mesmas, mas como meios para o florescimento da humanidade. Nesse processo, a alma humana, ao transcender as limitações temporais, começa a se conectar com a energia cósmica divina, que molda e vivifica o universo. A libertação do espírito está em viver em harmonia com essa força criadora, onde o sentido das coisas se expande além da matéria, levando-nos ao contato com a verdade eterna. A compreensão de que o homem não é subordinado à lei, mas que a lei existe para a plenitude humana, nos convoca a buscar uma integração mais profunda com a essência da criação. Assim, cada ato de amor e de misericórdia reflete essa sabedoria universal que transcende as convenções humanas e nos aproxima do Divino.

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