segunda-feira, 15 de abril de 2024

Evangelho segundo João 6:44-51 - 18.04.2024



Antífona:

Pão dos céus, sustenta nossa jornada. Atrai-nos para Ti, ó Pai misericordioso. Em Tua sabedoria, revelas a fonte da vida eterna. Sacia nossa fome espiritual com Teu amor. Unidos em fé, encontramos em Ti a plenitude da salvação. Amém.


João 6:44-51 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 - "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai; e eu o ressuscitarei no último dia."

45 - "Está escrito nos Profetas: Todos serão discípulos de Deus. Ora, todo aquele que ouve o Pai e por ele é instruído, vem a mim."

46 - "Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus: este viu o Pai."

47 - "Em verdade, em verdade vos digo: quem crê, possui a vida eterna."

48 - "Eu sou o pão da vida."

49 - "Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram."

50 - "Este é o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer."

51 - "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." - Palavra da Salvação.

Reflexão:

 "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo" (João 6:51)

Nos versículos de João 6:44-51, Jesus revela uma profunda verdade espiritual sobre a natureza da fé e a sua própria missão. Ele começa afirmando que ninguém pode chegar a ele a menos que seja atraído pelo Pai. Isso destaca a soberania de Deus no processo de salvação. É o Pai quem chama e atrai as pessoas para Jesus. Isso nos lembra da importância da obra do Espírito Santo em convencer e conduzir as pessoas à fé em Cristo.

Em seguida, Jesus enfatiza que ele é o pão da vida, uma imagem poderosa que fala da provisão espiritual que ele oferece. Assim como o maná sustentou os israelitas no deserto, Jesus é o alimento espiritual que nutre e sustenta aqueles que creem nele. Ele é o único que pode satisfazer verdadeiramente a fome espiritual da humanidade.

Ao afirmar que ele é o pão vivo que desceu do céu e oferecer sua própria carne como alimento, Jesus antecipa sua morte na cruz. Sua carne, dada em sacrifício, é o meio pelo qual a vida eterna é garantida para aqueles que creem nele. Esta é uma imagem poderosa da expiação e redenção que só pode ser alcançada através do sacrifício de Jesus.

Esses versículos nos convidam a refletir sobre a nossa própria fé em Jesus Cristo. Eles nos lembram que a vida eterna é encontrada somente nele, e que é através do seu sacrifício na cruz que essa vida é garantida. Que possamos ser atraídos pelo Pai para Jesus, o pão da vida, e encontrar nele a plenitude da vida eterna.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário