quarta-feira, 3 de abril de 2024

Evangelho: João 20,19-31 - 07.04.2024



Antífona:

"Na presença do Senhor, os discípulos encontraram paz. As mãos feridas revelaram a verdade. Dúvida transformada em fé, proclamando: 'Meu Senhor e meu Deus!' Bem-aventurados os que creem sem ver, encontrando vida em Seu nome."


João 20,19-31 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João - 19. Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-se no meio deles e disse-lhes: "A paz esteja convosco!"

20. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.

21. Jesus disse-lhes de novo: "A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós."

22. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo.

23. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."

24. Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com eles quando veio Jesus.

25. Disseram-lhe os outros discípulos: "Vimos o Senhor!" Mas ele respondeu-lhes: "Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, não acreditarei."

26. Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas trancadas, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco!"

27. Depois disse a Tomé: "Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas fiel."

28. Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"

29. Disse-lhe Jesus: "Porque me viste, Tomé, acreditaste; felizes os que não viram e creram!"

30. Jesus fez, na presença dos seus discípulos, muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.

31. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. - Palavra da Salvação.


**Reflexão:**

 "Meu Senhor e meu Deus!" (João 20:28)


O relato da aparição de Jesus aos discípulos e a interação particular com Tomé nos convida a refletir sobre a natureza da fé e da dúvida. Tomé, com sua demanda de evidência física, ilustra uma reação humana comum diante do extraordinário. No entanto, Jesus não repreende a dúvida de Tomé, mas gentilmente a aborda, oferecendo-lhe a experiência que ele precisa para acreditar. A resposta de Tomé, "Meu Senhor e meu Deus!", é um reconhecimento profundo da identidade de Jesus.

Jesus então aborda não apenas a situação imediata, mas também os que viriam depois: aqueles que, sem ter visto pessoalmente, acreditariam. Esta é uma mensagem de encorajamento para todos nós, que não podemos tocar fisicamente as feridas de Jesus, mas podemos experimentar a sua presença e o seu poder transformador em nossas vidas pela fé. A fé não é a ausência de dúvida, mas a escolha de confiar mesmo na ausência de provas tangíveis. Que possamos, como os discípulos, encontrar a paz de Cristo e experimentar a vida que vem através do nome dele.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia


Nenhum comentário:

Postar um comentário