quinta-feira, 18 de abril de 2024

Evangelho de João 10:11-18 - 21.04.2024

 


Evangelho de João 10:11-18

Antífona:

"O Bom Pastor, que dá a vida pelas ovelhas, conhece-as e é conhecido por elas. Ele reúne um só rebanho, guiando com amor todas as almas para a unidade e a paz eterna, conforme a vontade do Pai."


 João 10:11-18 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus:11. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

12. O mercenário, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, ao ver vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; e o lobo arrebata e dispersa as ovelhas.

13. Este é um mercenário e não se importa com as ovelhas.

14. Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me,

15. assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

16. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso conduzi-las; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.

17. Por isso o Pai me ama, porque dou a minha vida, para a reassumir.

18. Ninguém ma tira, mas eu a dou de mim mesmo. Tenho o poder de a dar e o poder de a reassumir; este é o mandamento que recebi de meu Pai. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas." (João 10:11)


Neste trecho, Jesus se apresenta como o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas. Ele contrasta a si mesmo com o mercenário, que foge quando vê o perigo, porque não tem um verdadeiro cuidado pelas ovelhas. Jesus expressa um profundo vínculo com suas ovelhas, que conhecem sua voz e o seguem. Ele revela também um plano de universalidade em seu pastoreio, mencionando "outras ovelhas que não são deste redil", simbolizando a inclusão de todas as nações em seu rebanho. Sua entrega não é forçada, mas voluntária, um ato de amor que o Pai também ama. Essas palavras de Jesus não apenas descrevem seu papel como pastor, mas também apontam para sua missão de reconciliar e unir toda a humanidade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário