quinta-feira, 11 de abril de 2024

Evangelho segundo João 6:22-29 - 15.04.2024



Antífona:

À beira do mar, a multidão busca, não pelos sinais celestiais, mas saciados dos pães terrenos. Jesus, sábio Rabi, revela-lhes: "Trabalhai pela vida eterna, pela fé naquele que o Pai enviou". Crede e alcançareis.


João 6:22-29 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar.22. No dia seguinte, a multidão que ficara do outro lado do mar percebeu que só havia ali uma barca, e que Jesus não tinha embarcado com os seus discípulos, mas que estes tinham partido sozinhos. 

23. Entretanto, outras barcas tinham chegado de Tiberíades, perto do local onde tinham comido o pão após o Senhor ter dado graças. 

24. Quando a multidão viu que Jesus não estava lá nem os seus discípulos, subiram para as barcas e foram para Cafarnaum à procura de Jesus. 

25. E, encontrando-o do outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Rabi, quando chegaste aqui?" 

26. Jesus respondeu-lhes: "Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos saciastes. 

27. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois é ele que o Pai assinalou com o seu selo." 

28. Então perguntaram-lhe: "Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?" 

29. Jesus respondeu-lhes: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou." (João 6:29)


Este trecho do Evangelho de João nos mostra um diálogo significativo entre Jesus e a multidão que o procurava. Inicialmente, vemos a multidão seguindo Jesus não por causa de sua mensagem espiritual, mas sim pelo que ele poderia oferecer em termos materiais, como a multiplicação dos pães. Jesus aproveita a oportunidade para ensinar uma lição fundamental: ele aponta para uma busca mais profunda e duradoura, exortando-os a não se preocuparem apenas com as necessidades físicas, mas também com as espirituais.

Quando questionado sobre o que fazer para praticar as obras de Deus, Jesus responde de forma direta e clara: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou." Aqui, Jesus enfatiza a importância da fé nele como o enviado de Deus. Essa fé não é apenas intelectual, mas implica confiar nele e se comprometer com seu ensinamento e sua missão.

Essa passagem nos desafia a examinar nossas próprias motivações ao buscar a Deus e nos convida a uma fé mais profunda e comprometida em Jesus Cristo como o Filho de Deus e o único que pode nos dar a vida eterna.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário