Antífona:
À beira do mar, a multidão busca, não pelos sinais celestiais, mas saciados dos pães terrenos. Jesus, sábio Rabi, revela-lhes: "Trabalhai pela vida eterna, pela fé naquele que o Pai enviou". Crede e alcançareis.
João 6:22-29 (Bíblia de Jerusalém)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar.22. No dia seguinte, a multidão que ficara do outro lado do mar percebeu que só havia ali uma barca, e que Jesus não tinha embarcado com os seus discípulos, mas que estes tinham partido sozinhos.
23. Entretanto, outras barcas tinham chegado de Tiberíades, perto do local onde tinham comido o pão após o Senhor ter dado graças.
24. Quando a multidão viu que Jesus não estava lá nem os seus discípulos, subiram para as barcas e foram para Cafarnaum à procura de Jesus.
25. E, encontrando-o do outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Rabi, quando chegaste aqui?"
26. Jesus respondeu-lhes: "Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos saciastes.
27. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois é ele que o Pai assinalou com o seu selo."
28. Então perguntaram-lhe: "Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?"
29. Jesus respondeu-lhes: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou." - Palavra da Salvação.
Reflexão:
"A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou." (João 6:29)
Este trecho do Evangelho de João nos mostra um diálogo significativo entre Jesus e a multidão que o procurava. Inicialmente, vemos a multidão seguindo Jesus não por causa de sua mensagem espiritual, mas sim pelo que ele poderia oferecer em termos materiais, como a multiplicação dos pães. Jesus aproveita a oportunidade para ensinar uma lição fundamental: ele aponta para uma busca mais profunda e duradoura, exortando-os a não se preocuparem apenas com as necessidades físicas, mas também com as espirituais.
Quando questionado sobre o que fazer para praticar as obras de Deus, Jesus responde de forma direta e clara: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou." Aqui, Jesus enfatiza a importância da fé nele como o enviado de Deus. Essa fé não é apenas intelectual, mas implica confiar nele e se comprometer com seu ensinamento e sua missão.
Essa passagem nos desafia a examinar nossas próprias motivações ao buscar a Deus e nos convida a uma fé mais profunda e comprometida em Jesus Cristo como o Filho de Deus e o único que pode nos dar a vida eterna.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário