terça-feira, 16 de abril de 2024

Evangelho de João - 19.04.20246:52-59



Antífona:

"Recebamos o Pão Celestial, fonte de vida eterna, unindo-nos a Ele em profunda comunhão. Assim, encontramos a verdadeira nutrição para nossa alma, permanecendo Nele e Ele em nós, em um vínculo eterno de amor e salvação."


João 6:52-59 (Bíblia de Jerusalém):

52. Os judeus discutiam entre si, dizendo: "Como pode este homem dar-nos a sua carne a comer?" 

53. Jesus disse-lhes: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 

54. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 

55. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. 

56. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 

57. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que me come viverá por mim. 

58. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente". 

59. Jesus disse estas coisas, ensinando na sinagoga de Cafarnaum. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:54) 


Neste trecho do Evangelho de João, Jesus oferece uma metáfora radical para expressar a importância de uma união íntima com Ele. Ele fala sobre comer Sua carne e beber Seu sangue, uma linguagem que pode ser chocante e difícil de entender à primeira vista, especialmente para aqueles que estavam ouvindo. 

Essa passagem nos leva a refletir sobre a natureza simbólica e sacramental do que Jesus está propondo. Ele não está falando literalmente sobre canibalismo, mas está usando uma linguagem forte para transmitir uma verdade espiritual profunda: a necessidade de uma comunhão íntima com Ele. 

Comer Sua carne e beber Seu sangue representa uma participação na Sua vida divina, uma união tão profunda que transforma aqueles que O recebem. Ele oferece a Sua própria vida como alimento espiritual, garantindo a vida eterna para aqueles que O recebem de coração aberto.

Essa passagem também destaca a importância da Eucaristia na fé cristã. Através dela, os fiéis comungam o corpo e o sangue de Cristo, fortalecendo sua união com Ele e com a comunidade de fé. É um lembrete poderoso de que, ao participarmos da Eucaristia, estamos verdadeiramente nos alimentando do pão do céu, que nos dá vida eterna.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário