terça-feira, 9 de abril de 2024

Evangelho segundo João - 12.04.2024-15



Antífona:

"Na margem do mar, Jesus alimenta multidões com pães e peixes. Diante da escassez, seu poder se manifesta, saciando a fome física e espiritual. A generosidade do menino revela a abundância divina, apontando para Cristo como o Pão da Vida."


João 6,1-15 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo,1. Depois disso, Jesus atravessou o mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.

2. Seguia-o numerosa multidão, porque via os sinais que ele operava a favor dos enfermos.

3. Jesus subiu ao monte e sentou-se lá, com os seus discípulos.

4. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5. Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: "Onde compraremos pão para lhes dar de comer?"

6. Dizia isso para pô-lo à prova, pois ele sabia muito bem o que ia fazer.

7. Filipe respondeu-lhe: "Duzentos denários de pão não bastariam para dar um pedaço a cada um".

8. Um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:

9. "Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?"

10. Jesus disse: "Mandai o povo sentar-se". Havia muita relva naquele lugar, e os homens sentaram-se em número de uns cinco mil.

11. Então Jesus tomou os pães, e, tendo dado graças, distribuiu-os aos que estavam sentados, do mesmo modo os peixes, quanto queriam.

12. E, quando ficaram satisfeitos, Jesus disse a seus discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca".

13. Recolheram-nos, então, e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram aos que tinham comido.

14. Vendo aquele sinal que Jesus tinha feito, aqueles homens exclamavam: "Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo".

15. Mas Jesus, sabendo que vinham apoderar-se dele para fazê-lo rei, retirou-se outra vez, sózinho, para o monte. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Jesus tomou os pães, e, tendo dado graças, distribuiu-os aos que estavam sentados, do mesmo modo os peixes, quanto queriam." (João 6,11)


Este relato da multiplicação dos pães e peixes é um dos episódios mais conhecidos do ministério de Jesus. Ele nos mostra não apenas o poder miraculoso de Jesus, mas também ensina importantes lições sobre confiança e providência divina.

Primeiramente, vemos que Jesus não apenas tinha empatia pelas multidões que o seguiam, mas também se preocupava com suas necessidades físicas. Ele não apenas ensinava e curava, mas também alimentava aqueles que estavam com fome. Isso nos lembra do cuidado de Deus para com suas criaturas.

Além disso, o episódio nos mostra como Jesus pode transformar recursos limitados em abundância. Mesmo diante da aparente escassez, Jesus é capaz de prover de maneira abundante. Isso nos desafia a confiar na provisão divina, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis.

Outra reflexão importante é a atitude do menino que ofereceu seus cinco pães e dois peixes. Apesar de seus recursos serem modestos, ele os ofereceu a Jesus. Isso nos ensina sobre a importância da generosidade e da disposição para compartilhar aquilo que temos, por menor que seja.

Por fim, o episódio da multiplicação dos pães e peixes nos lembra do papel de Jesus como o "Pão da Vida". Assim como ele alimentou as multidões fisicamente, ele também nos alimenta espiritualmente, saciando nossa fome mais profunda e nos dando vida em abundância.

Que possamos aprender com este relato a confiar na provisão divina, a compartilhar generosamente com os outros e a encontrar em Jesus o alimento para nossa alma.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário