quarta-feira, 10 de abril de 2024

Evangelho de João 6,16-21 - 13.04.2024



Antífona:

Sobre as águas tumultuadas Ele caminha, trazendo paz ao coração. Sua voz ecoa: "Não tenhais medo, sou eu." No caos da vida, Ele é a luz que guia, conduzindo-nos à segurança da margem.


João 6,16-21 (Bíblia de Jerusalém):


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João –16. Ao anoitecer, os discípulos desceram ao mar

17. e, entrando na barca, dirigiam-se para a outra margem, em direção a Cafarnaum. Já escurecera, e Jesus ainda não tinha vindo ter com eles.

18. O mar estava agitado, porque soprava um vento forte.

19. Tendo eles remado uns vinte e cinco ou trinta estádios, veem Jesus aproximando-se da barca, caminhando sobre o mar, e ficaram aterrorizados.

20. Mas ele lhes disse: "Sou eu. Não tenhais medo!"

21. Quiseram recebê-lo na barca, mas logo a barca chegou à margem para a qual se dirigiam.

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Sou eu. Não tenhais medo!" (João 6:20)


Este trecho do Evangelho de João nos apresenta uma das muitas narrativas milagrosas de Jesus Cristo, na qual Ele caminha sobre as águas tumultuadas do mar. Há diversas camadas de significado nessa passagem que podem nos guiar em nossa jornada espiritual.

Primeiramente, a imagem de Jesus caminhando sobre as águas nos mostra o poder e a autoridade que Ele tem sobre as forças da natureza. Ele transcende as limitações físicas e manifesta seu domínio sobre o mundo material. Isso nos lembra que, em meio às tempestades da vida, podemos encontrar segurança e paz em Cristo, que está acima de todas as circunstâncias.

Além disso, a reação dos discípulos diante desse milagre é digna de reflexão. Eles ficam aterrorizados ao ver Jesus caminhando sobre as águas, pois estão testemunhando algo além de sua compreensão humana. No entanto, Jesus lhes tranquiliza, dizendo: "Sou eu. Não tenhais medo!" Essa declaração não é apenas uma identificação de sua presença física, mas também uma afirmação de sua divindade. Ele é o "Eu Sou", o próprio Deus encarnado, e sua presença traz paz mesmo em meio ao caos.

Por fim, a rápida chegada da barca à margem após a entrada de Jesus é outro aspecto marcante dessa passagem. Isso nos lembra que, quando permitimos que Jesus entre em nossas vidas, Ele nos guia e nos conduz em direção ao nosso destino. Sua presença transforma nossas jornadas, tornando-as mais seguras e significativas.

Portanto, ao contemplarmos essa história, somos convidados a confiar no poder e na presença de Jesus em nossas vidas, mesmo nas situações mais desafiadoras. Ele é aquele que caminha sobre as águas turbulentas de nossas vidas, trazendo calma, direção e salvação. Que possamos abrir nossos corações para Ele, permitindo que Ele nos guie em nossa jornada de fé.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário