terça-feira, 2 de abril de 2024

Evangelho de Lucas 24,35-48 - 04.04.2024



Antífona:

Nas estradas da vida, Ele se revela ao partir do pão, dissipando temores, oferecendo paz. Suas mãos e pés marcados falam do cumprimento das Escrituras. Ele nos envia como testemunhas, compartilhando o banquete da redenção.


Lucas 24,35-48 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 

35: Eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como o reconheceram ao partir o pão.

36: Enquanto ainda falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: "A paz esteja convosco!"

37: Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que viam um espírito.

38: Ele disse-lhes: "Por que estais perturbados, e por que sobem dúvidas ao vosso coração?

39: Vede as minhas mãos e os meus pés: sou eu mesmo! Tocai-me e vede, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho".

40: Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.

41: E como eles ainda não acreditassem, por causa da alegria e do espanto, ele lhes perguntou: "Tendes aqui alguma coisa para comer?"

42: Deram-lhe um pedaço de peixe assado.

43: Ele o tomou e comeu diante deles.

44: E Jesus lhes disse: "São estas as palavras que vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos".

45: Então ele lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras.

46: E lhes disse: "Assim está escrito que o Cristo padeceria e ressuscitaria dos mortos ao terceiro dia

47: e que em seu nome seria pregado o arrependimento para remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

48: Vós sois testemunhas dessas coisas." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Então ele lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." (Lucas 24:45


Neste trecho do Evangelho de Lucas, vemos os discípulos após a ressurreição de Jesus. Eles estão reunidos, confusos e temerosos. Mas Jesus, em sua infinita misericórdia, aparece diante deles para trazer paz e conforto. Ele não os repreende por suas dúvidas e medos, mas os encoraja a tocarem e a verem com seus próprios olhos que ele está ali, vivo.

Jesus então, não apenas mostra suas mãos e pés marcados pela crucificação, mas também compartilha uma refeição com eles para provar que não é um espírito, mas uma presença real e tangível. Ele reforça que tudo o que aconteceu estava de acordo com as Escrituras, cumprindo as profecias e planos divinos.

Além disso, Jesus abre o entendimento dos discípulos para compreenderem as Escrituras, mostrando-lhes como tudo o que aconteceu estava predestinado e tinha um propósito maior. Ele os envia como testemunhas da sua ressurreição e da mensagem de arrependimento e remissão dos pecados, que deve ser pregada a todas as nações.

Neste relato, podemos encontrar conforto na certeza de que Jesus está conosco, mesmo nos momentos de dúvida e medo. Ele nos convida a tocá-lo, a conhecê-lo de perto e a compartilhar da sua vida ressuscitada. E, assim como os discípulos, somos chamados a ser testemunhas vivas do seu amor e da sua mensagem de salvação para o mundo.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário