quarta-feira, 3 de abril de 2024

Evangelho: Lucas 1,26- - 08.04.202438



Antífona:

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado a Maria, trazendo a mensagem divina da concepção miraculosa de Jesus. Maria, cheia de graça, humildemente aceitou o plano de Deus, tornando-se a mãe do Salvador.


Lucas 1, 26-38 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 26. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré,

27. a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria.

28. Entrando, o anjo disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

29. Ela ficou perturbada com estas palavras e pôs-se a pensar no que significava semelhante saudação.

30. O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.

31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.

32. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi;

33. e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim."

34. Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?"

35. O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.

36. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que era considerada estéril,

37. porque para Deus nada é impossível."

38. Maria disse então: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra." E o anjo afastou-se dela. - Palavra do Senhor.


**Reflexão:**

"Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas 1:38


O encontro entre Maria e o anjo Gabriel é um momento de profundo significado e importância na narrativa do Evangelho de Lucas. Maria, uma jovem simples de Nazaré, é abordada pelo mensageiro celestial com uma notícia que mudaria o curso da história da humanidade para sempre: ela seria a mãe do Filho de Deus, Jesus Cristo.

A resposta de Maria à saudação do anjo revela sua humildade e sua prontidão para se submeter à vontade de Deus. Mesmo diante de uma notícia tão extraordinária e desconcertante, Maria não questiona nem hesita, mas confia plenamente na promessa divina e se entrega totalmente ao plano de Deus para sua vida.

Este episódio nos convida a refletir sobre nossa própria resposta à vontade de Deus em nossas vidas. Assim como Maria, somos chamados a acolher os planos de Deus com fé e humildade, mesmo quando eles nos parecem desconcertantes ou desafiadores. Como discípulos de Cristo, devemos estar dispostos a dizer "faça-se em mim segundo a tua palavra", confiando na providência divina e abrindo-nos para a ação transformadora de Deus em nossas vidas.

Que possamos seguir o exemplo de Maria, confiando na graça e na fidelidade de Deus, e estar sempre prontos para responder ao chamado do Senhor com generosidade e fé. Que nossos corações se abram para acolher a vontade de Deus em nossas vidas, e que possamos nos tornar instrumentos dóceis de Sua graça e amor neste mundo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário