sexta-feira, 5 de abril de 2024

Evangelho: João 3,16-21 - 10.04.2024



Antífona:

"Deus, em amor infinito, deu seu Filho para salvar. Luz brilha sobre trevas, oferecendo vida eterna. Crer traz salvação, enquanto incredulidade conduz à condenação. Escolha a luz, afastando-se das trevas, para que suas obras revelem a verdade em Deus."


João 3,16-21 (Bíblia de Jerusalém):


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 16. "Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.

17. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

18. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não creu no nome do Filho unigênito de Deus.

19. Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.

20. Todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas obras não sejam reprovadas.

21. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que as suas obras são feitas em Deus." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)


O Evangelho de João, especialmente neste trecho, revela a profundidade do amor de Deus pela humanidade e o propósito da vinda de Jesus Cristo ao mundo. O versículo 16 é frequentemente citado como uma síntese do evangelho cristão, pois encapsula a mensagem central da salvação através da fé em Jesus Cristo. 

Deus não enviou Jesus para condenar o mundo, mas para oferecer a salvação. No entanto, o livre arbítrio humano desempenha um papel crucial nesse processo. A escolha de crer ou não em Jesus determina o destino espiritual de cada indivíduo. A luz de Cristo é uma oferta de salvação, mas alguns preferem permanecer nas trevas devido ao apego ao pecado e à incredulidade.

A reflexão nos convida a examinar nossas próprias vidas e a considerar se estamos nos aproximando da luz de Cristo ou se estamos nos afastando dela. É através da fé e da prática da verdade que nos aproximamos da luz e demonstramos que nossas obras são realizadas em Deus. Que possamos buscar a luz de Cristo em nossas vidas e refletir essa luz para o mundo ao nosso redor.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário