quinta-feira, 4 de abril de 2024

Evangelho: João 3,7-15 - 09.04.2024



Antífona:

Nascer de novo, o mistério do Espírito. Ventos do céu, sopram renovando corações. Testemunho da vida, erguida como Moisés fez. Crer é encontrar a vida eterna, promessa divina.


João 3:7-15 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7. Não te admires de eu te ter dito: ‘Necessário vos é nascer de novo’.

8. O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.

9. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode acontecer isso?

10. Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel e ignoras estas coisas?

11. Em verdade, em verdade, te digo: falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não aceitais o nosso testemunho.

12. Se vos falei de coisas terrestres e não acreditais, como crereis se vos falar das celestiais?

13. Ora, ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem.

14. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado,

15. para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Em verdade, em verdade, te digo: falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não aceitais o nosso testemunho" (João 3:11).


Este trecho do Evangelho de João é profundamente simbólico e cheio de significado espiritual. Jesus está dialogando com Nicodemos sobre a necessidade de renascimento espiritual, uma transformação interior que é produzida pelo Espírito. Ele usa a analogia do vento para descrever a obra do Espírito Santo, que age de maneira misteriosa e invisível, mas cujos efeitos podem ser percebidos.

Nicodemos, um mestre na lei, não compreende completamente o que Jesus está ensinando. Jesus então o desafia, sugerindo que se ele não consegue entender as coisas terrenas, como poderia entender as coisas celestiais?

Em seguida, Jesus faz uma conexão entre seu próprio destino e o episódio no deserto quando Moisés ergueu uma serpente de bronze para curar os israelitas que haviam sido picados por serpentes venenosas. Assim como Moisés levantou a serpente, Jesus seria levantado na cruz para que todos os que nele cressem pudessem ter vida eterna.

Esta passagem nos lembra da importância da fé em Jesus Cristo como nosso Salvador e da obra redentora que Ele realizou na cruz. Ela nos convida a refletir sobre nossa própria necessidade de renascimento espiritual e a aceitar o dom da vida eterna que é oferecido através de Jesus.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário