segunda-feira, 21 de julho de 2025

Evangelho: Mateus 13:1-9 - 23.07.2025


 Evangelium secundum Matthæum 13,1-9

Dominica XV per Annum – Sermo de Seminatore

1. In illo die, exiens Jesus de domo, sedebat secus mare.
Naquele dia, saindo Jesus de casa, sentou-se à beira do mar.

2. Et congregatæ sunt ad eum turbæ multæ, ita ut in naviculam ascendens sederet: et omnis turba stabat in littore.
E reuniram-se junto d’Ele grandes multidões, de modo que, entrando numa barca, sentou-se, e toda a multidão estava em pé na praia.

3. Et locutus est eis multa in parabolis, dicens: Ecce exiit, qui seminat, seminare.
E falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

4. Et dum seminat, quædam ceciderunt secus viam, et venerunt volucres, et comederunt ea.
E enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e vieram as aves e as comeram.

5. Alia autem ceciderunt in petrosa, ubi non habebant terram multam: et continuo exorta sunt, quia non habebant altitudinem terræ.
Outras caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotaram, porque a terra não era profunda.

6. Sole autem orto, æstuaverunt: et quia non habebant radicem, aruerunt.
Mas, levantando-se o sol, queimaram-se; e como não tinham raiz, secaram-se.

7. Alia autem ceciderunt in spinas: et creverunt spinæ, et suffocaverunt ea.
Outras caíram entre espinhos, e os espinhos cresceram e as sufocaram.

8. Alia vero ceciderunt in terram bonam: et dabant fructum, aliud centuplum, aliud sexaginta, aliud autem triginta.
Mas outras caíram em terra boa e deram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta por um.

9. Qui habet aures audiendi, audiat.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Reflexão:

Cada semente representa uma possibilidade de ser — um impulso sagrado rumo ao florescimento interior. O Cristo, como semeador, não força o terreno: respeita a liberdade do solo. O campo é a consciência, e sua fecundidade depende da abertura voluntária à luz. Em cada escolha está contido o destino da colheita. A Palavra não se impõe — ela desperta. Onde há espaço livre, o fruto se multiplica. O sentido último da vida não é dado, mas construído com a graça que liberta. O Espírito não comanda: convida. O crescimento do ser é obra de cooperação entre o eterno e o livre. 


Versículo mais importante:

O versículo mais central e teologicamente importante de Evangelium secundum Matthæum 13,1-9 é o versículo 8, pois nele está o ápice da parábola: a fecundidade da Palavra no terreno fértil da alma aberta.

8. Alia vero ceciderunt in terram bonam: et dabant fructum, aliud centuplum, aliud sexaginta, aliud autem triginta.
Mas outras caíram em terra boa e deram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta por um.(Mt 13:8)

Este versículo exprime o mistério da cooperação entre o dom divino e a liberdade humana: a semente é a mesma, mas o fruto depende da receptividade interior.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

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