sexta-feira, 25 de julho de 2025

Evangelho: Lucas 11:1-13 - 27.07.2025

 


Evangelium secundum Lucam 11,1-13

Dominica – Petite, et dabitur vobis

  1. Et factum est: cum esset in quodam loco orans, ut cessavit, dixit unus ex discipulis eius ad eum: Domine, doce nos orare, sicut et Ioannes docuit discipulos suos.
    E aconteceu que, estando ele orando em certo lugar, ao terminar, um dos seus discípulos lhe disse: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.

  2. Et ait illis: Cum oratis, dicite: Pater, sanctificetur nomen tuum. Adveniat regnum tuum.
    E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.

  3. Panem nostrum quotidianum da nobis hodie;
    Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia;

  4. Et dimitte nobis peccata nostra: siquidem et ipsi dimittimus omni debenti nobis. Et ne nos inducas in tentationem.
    E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve. E não nos deixes cair em tentação.

  5. Et ait ad illos: Quis vestrum habebit amicum et ibit ad illum media nocte et dicet illi: Amice, commoda mihi tres panes,
    E disse-lhes: Qual de vós, tendo um amigo, irá procurá-lo à meia-noite e lhe dirá: Amigo, empresta-me três pães,

  6. Quia amicus meus venit de via ad me, et non habeo quod ponam ante illum.
    Porque um amigo meu chegou de viagem e não tenho o que lhe oferecer.

  7. Et ille de intus respondens dicat: Noli mihi molestus esse; iam ostium clausum est, et pueri mei mecum sunt in cubili: non possum surgere et dare tibi.
    E ele, lá de dentro, responderá: Não me incomodes; a porta já está fechada, e meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te dar algo.

  8. Dico vobis: et si non dabit illi surgens eo quod amicus eius sit, propter improbitatem tamen eius surget et dabit illi, quotquot habet necessarios.
    Eu vos digo: ainda que não se levante para dar-lhe por ser seu amigo, levantar-se-á, contudo, por causa da sua insistência, e lhe dará tudo o que precisa.

  9. Et ego vobis dico: Petite, et dabitur vobis: quaerite, et invenietis: pulsate, et aperietur vobis.
    Pois eu vos digo: Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e vos será aberto.

  10. Omnis enim qui petit, accipit: et qui quaerit, invenit: et pulsanti aperietur.
    Porque todo o que pede, recebe; quem busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-á.

  11. Quis autem ex vobis patrem petit panem — numquid lapidem dabit illi? aut piscem — numquid pro pisce serpentem dabit illi?
    Qual de vós, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará uma serpente em lugar do peixe?

  12. Aut si petierit ovum, numquid porriget illi scorpionem?
    Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?

  13. Si ergo vos, cum sitis mali, nostis bona data dare filiis vestris: quanto magis Pater vester de caelo dabit spiritum bonum petentibus se?
    Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito bom àqueles que lhe pedirem!

Reflexão:

A oração é a ascensão da consciência à Fonte do sentido, onde cada súplica não é um pedido submisso, mas um ato de liberdade interior. Ao chamar Deus de Pai, não nos curvamos por temor, mas erguemo-nos como seres capazes de diálogo. A confiança de quem pede revela um universo em expansão, onde o desejo autêntico participa da construção da realidade. A resposta divina não nega a autonomia, mas a sustenta com Amor. O Espírito dado aos que pedem é a centelha que desperta a dignidade e impulsiona o ser à plenitude de si. Pedir, buscar, bater — são gestos de uma alma livre.


Versículo mais importante: 

O versículo mais central e significativo de Evangelium secundum Lucam 11,1-13, tanto do ponto de vista espiritual quanto filosófico, é:

Lucas 11,9

Et ego vobis dico: Petite, et dabitur vobis: quaerite, et invenietis: pulsate, et aperietur vobis.
Pois eu vos digo: Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e vos será aberto. (Lc 11:9)

Esse versículo condensa o coração do ensinamento de Jesus sobre a liberdade da alma em relação com o divino. Não se trata de resignação, mas de uma iniciativa interior que confia na resposta amorosa do Mistério. Cada verbo — pedir, buscar, bater — expressa o dinamismo de uma consciência que participa da criação através do desejo e da fé ativa.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

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Primeira Leitura

Segunda Leitura

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