Evangelium: Lucae 10,25-37
Dominica XV per annum – Anno C
25. Et ecce quidam legis peritus surrexit tentans illum, dicens: Magister, quid faciendo vitam aeternam possidebo?
E eis que um doutor da lei se levantou para pô-lo à prova, dizendo: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?
26. At ille dixit ad eum: In lege quid scriptum est? Quomodo legis?
Jesus lhe disse: Que está escrito na Lei? Como lês?
27. Ille respondens dixit: Diliges Dominum Deum tuum ex toto corde tuo, et ex tota anima tua, et ex omnibus viribus tuis, et ex omni mente tua; et proximum tuum sicut teipsum.
Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao teu próximo como a ti mesmo.
28. Dixitque illi: Recte respondisti: hoc fac et vives.
Disse-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso e viverás.
29. Ille autem volens justificare seipsum, dixit ad Jesum: Et quis est meus proximus?
Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?
30. Suscipiens autem Jesus, dixit: Homo quidam descendebat ab Jerusalem in Jericho, et incidit in latrones, qui etiam despoliaverunt eum: et plagis impositis abierunt semivivo relicto.
Jesus, tomando a palavra, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram, feriram-no e se foram, deixando-o meio morto.
31. Accidit autem ut sacerdos quidam descenderet eadem via: et viso illo praeterivit.
Aconteceu que um sacerdote descia por aquele caminho; viu-o e passou adiante.
32. Similiter et levita, cum esset secus locum, et videret eum, pertransiit.
De igual modo, um levita, ao passar pelo lugar e vê-lo, também passou adiante.
33. Samaritanus autem quidam iter faciens, venit secus eum: et videns eum, misericordia motus est.
Mas um samaritano que ia de viagem, ao vê-lo, moveu-se de compaixão.
34. Et appropians alligavit vulnera ejus, infundens oleum et vinum: et imponens illum in jumentum suum, duxit in stabulum, et curam ejus egit.
Aproximando-se, ligou-lhe as feridas, derramando nelas óleo e vinho; depois, colocou-o em seu próprio animal, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele.
35. Et altera die protulit duos denarios, et dedit stabulario, et ait: Cura illum: et quodcumque supererogaveris, ego cum rediero reddam tibi.
No dia seguinte, tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: Cuida dele; e o que gastares a mais, eu te reembolsarei quando voltar.
36. Quis horum trium videtur tibi proximus fuisse illi, qui incidit in latrones?
Qual destes três te parece ter sido o próximo do que caiu nas mãos dos ladrões?
37. At ille dixit: Qui fecit misericordiam in illum. Et ait Jesus illi: Vade, et tu fac similiter.
Ele respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe Jesus: Vai e faze tu o mesmo.
Reflexão:
O verdadeiro encontro com o outro revela a grandeza da liberdade interior: um movimento espontâneo do ser que vê, compreende e age. O samaritano não segue mandamento por imposição, mas por reconhecimento da dignidade do outro. Cada ser humano é chamado a ultrapassar as fronteiras do hábito e a gerar, a partir de si, o gesto criador do cuidado. O caminho que desce de Jerusalém é o caminho do mundo, cheio de riscos e escolhas. O amor ativo é ato consciente, não instinto. E nesse gesto, o humano se transforma em ponto luminoso do universo em evolução, onde servir é construir sentido.
Versículo mais importante:
O versículo central e mais importante de Evangelium: Lucae 10,25-37, pois resume a mensagem do amor ativo e universal, é o:
37. At ille dixit: Qui fecit misericordiam in illum. Et ait Jesus illi: Vade, et tu fac similiter.
Ele respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe Jesus: Vai, e faze tu o mesmo. (Lc 10:37)
Este versículo é o ápice da parábola do bom samaritano. Jesus transforma a pergunta legalista (“Quem é meu próximo?”) numa convocação existencial: torna-te tu o próximo. É um chamado à liberdade interior e à responsabilidade compassiva diante da dor alheia.
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