segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Evangelho: Mateus 1:1-17 - 17.12.2024

 


Mateus 1:1-17 (Vulgata)

  1. Liber generationis Iesu Christi, filii David, filii Abraham.
    Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

  2. Abraham genuit Isaac, Isaac autem genuit Iacob, Iacob autem genuit Iudam et fratres eius.
    Abraão gerou Isaque, Isaque gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos.

  3. Iudas autem genuit Phares et Zara de Thamar, Phares autem genuit Esrom, Esrom autem genuit Aram.
    Judá gerou Fares e Zara de Tamar, Fares gerou Esrom, Esrom gerou Arão.

  4. Aram autem genuit Aminadab, Aminadab autem genuit Naasson, Naasson autem genuit Salmon.
    Arão gerou Aminadab, Aminadab gerou Naasson, Naasson gerou Salmom.

  5. Salmon autem genuit Booz de Rahab, Booz autem genuit Obed de Ruth, Obed autem genuit Iesse.
    Salmom gerou Booz de Raabe, Booz gerou Obede de Rute, Obede gerou Jessé.

  6. Iesse autem genuit David regem. David autem genuit Salomonem de ea, quae fuit uxorem Uriae.
    Jessé gerou Davi, o rei. Davi gerou Salomão da que foi mulher de Urias.

  7. Salomon autem genuit Roboam, Roboam autem genuit Abiam, Abiam autem genuit Asa.
    Salomão gerou Roboão, Roboão gerou Abias, Abias gerou Asa.

  8. Asa autem genuit Iosaphat, Iosaphat autem genuit Ioram, Ioram autem genuit Ozias.
    Asa gerou Josafá, Josafá gerou Jorão, Jorão gerou Uzias.

  9. Ozias autem genuit Ioatham, Ioatham autem genuit Achaz, Achaz autem genuit Ezechiam.
    Uzias gerou Jotão, Jotão gerou Acaz, Acaz gerou Ezequias.

  10. Ezechias autem genuit Manassen, Manasses autem genuit Amon, Amon autem genuit Iosias.
    Ezequias gerou Manassés, Manassés gerou Amom, Amom gerou Josias.

  11. Iosias autem genuit Jechoniam et fratres eius in transmigratione Babylonis.
    Josias gerou Jeconias e seus irmãos na transição para Babilônia.

  12. Et post transmigrationem Babylonis, Jechonias genuit Salathiel, Salathiel autem genuit Zorobabel.
    E após a transição para Babilônia, Jeconias gerou Salatiel, Salatiel gerou Zorobabel.

  13. Zorobabel autem genuit Abiud, Abiud autem genuit Eliacim, Eliacim autem genuit Azor.
    Zorobabel gerou Abiud, Abiud gerou Eliakim, Eliakim gerou Azor.

  14. Azor autem genuit Sadoc, Sadoc autem genuit Achim, Achim autem genuit Eliud.
    Azor gerou Sadoque, Sadoque gerou Aquim, Aquim gerou Eliud.

  15. Eliud autem genuit Eleazar, Eleazar autem genuit Matthan, Matthan autem genuit Iacob.
    Eliud gerou Eleazar, Eleazar gerou Matthan, Matthan gerou Jacó.

  16. Iacob autem genuit Ioseph virum Mariae, de qua natus est Iesus, qui vocatur Christus.
    Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.

  17. Igitur omnes generationes ab Abraham usque ad David, generationes quatorze: et a David usque ad transmigrationem Babylonis, generationes quatuordecim: et a transmigratione Babylonis usque ad Christum, generationes quatuordecim.
    Portanto, todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a transição para Babilônia, catorze gerações; e da transição para Babilônia até Cristo, catorze gerações.


Reflexão

"Iacob autem genuit Ioseph virum Mariae, de qua natus est Iesus, qui vocatur Christus."
 Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. - (Mateus 1,16)

Essa frase destaca o clímax da genealogia, revelando Jesus como o cumprimento de todas as promessas feitas ao longo das gerações. Ele é identificado como o Cristo, o Messias, unindo a história da humanidade à realização da salvação divina.

Na jornada cósmica da humanidade, cada geração se entrelaça com a anterior, moldando e sendo moldada por um fluxo de evolução espiritual. A genealogia de Jesus, que parece simples em sua sequência humana, revela um movimento profundo de transcendência e reintegração, como se cada ancestral fosse uma nota na sinfonia divina. A história de Cristo não começa apenas com Sua manifestação física, mas com a eternidade que ecoa em cada ser humano, cada alma. Em Sua vinda, o tempo e o espaço se tornam caminhos para a união da matéria e do espírito, como se a humanidade, através da história, se preparasse para acolher o ponto final da sua evolução. Jesus não é apenas a conclusão de uma linhagem, mas o início de uma nova realidade, onde o divino e o humano se fundem, convidando todos a participar da transformação da criação em um único e eterno movimento de amor.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

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