domingo, 29 de dezembro de 2024

Evangelho: João 1:1-18 - 31.12.2024

 



João 1:1-18 - (Vulgata)

  1. In principio erat Verbum, et Verbum erat apud Deum, et Deus erat Verbum.
    No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

  2. Hoc erat in principio apud Deum.
    Ele estava no princípio com Deus.

  3. Omnia per ipsum facta sunt, et sine ipso factum est nihil, quod factum est.
    Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.

  4. In ipso vita erat, et vita erat lux hominum.
    Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

  5. Et lux in tenebris lucet, et tenebrae eam non comprehenderunt.
    E a luz brilha nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

  6. Fuit homo missus a Deo, cui nomen erat Ioannes.
    Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João.

  7. Hic venit in testimonium, ut testimonium perhiberet de lumine, ut omnes crederent per eum.
    Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele.

  8. Non erat ille lux, sed ut testimonium perhiberet de lumine.
    Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.

  9. Verbum erat lux vera, quae illuminat omnem hominem venientem in hunc mundum.
    O Verbo era a luz verdadeira, que ilumina todo homem que vem ao mundo.

  10. In mundo erat, et mundus per ipsum factus est, et mundus eum non cognovit.
    Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, mas o mundo não o conheceu.

  11. In propria venit, et sui eum non receperunt.
    Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

  12. Quotquot autem receperunt eum, dedit eis potestatem filios Dei fieri, his qui credunt in nomine eius:
    Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome,

  13. qui non ex sanguinibus, neque ex voluntate carnis, neque ex voluntate viri, sed ex Deo nati sunt.
    os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

  14. Et Verbum caro factum est, et habitavit in nobis, et vidimus gloriam eius, gloriam quasi unigeniti a Patre, plenum gratiae et veritatis.
    E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, glória como a do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

  15. Ioannes testimonium perhibet de ipso, et clamat dicens: Hic erat, de quo ego dixi: Qui post me venturus est, ante me factus est, quia prior me erat.
    João deu testemunho d'Ele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem após mim é antes de mim, porque Ele existia antes de mim.

  16. Et de plenitudine eius nos omnes accepimus, et gratiam pro gratia.
    E da Sua plenitude todos nós recebemos, e graça sobre graça.

  17. Lex enim data est per Mosen, gratia et veritas per Iesum Christum facta sunt.
    A Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

  18. Deum nemo vidit umquam; unigenitus Filius, qui est in sinu Patris, ipse enarravit.
    Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou.

Reflexão:

"Et Verbum caro factum est, et habitavit in nobis, et vidimus gloriam eius, gloriam quasi unigeniti a Patre, plenum gratiae et veritatis."

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, glória como a do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1,14)

Essa frase resume o mistério da Encarnação, em que o Verbo eterno de Deus assume a natureza humana para revelar a plenitude da graça e da verdade ao mundo.

A Palavra divina, que se fez carne, revela uma profunda unidade entre o princípio eterno e a criação temporária. Cada ser, ao manifestar a luz da Verdade, participa de um processo contínuo de evolução, onde o potencial de toda criação está ligado à busca pela totalidade. À medida que nos aproximamos dessa luz, entendemos que nossa jornada não é isolada, mas uma colaboração cósmica com o divino. A verdade e a graça que em Cristo se revelam são como sementes que, ao serem acolhidas, transformam a essência do ser, convidando-o a crescer e se expandir. O conhecimento da luz não é uma simples conquista, mas um retorno progressivo ao Uno, ao Ponto Omega, onde toda a criação encontrará seu verdadeiro propósito.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

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