Jesus, caminho, verdade e vida, revela-nos o Pai. Nele, encontramos plenitude e esperança. Sua presença em nós realiza obras grandiosas. Em seu nome, pedimos, confiantes na resposta amorosa do Pai. Glorificado seja o Pai, pela intercessão do Filho. Amém.
João 14:6-14 (Bíblia de Jerusalém):
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus disse a Tomé:6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”
9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’?
10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras.
12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai.
13E o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”. – Palavra da salvação.
Reflexão:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6)
Filipe, de Betsaida, foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus (cf. Jo 1,43s). Ocupa sempre o quinto lugar nas listas dos apóstolos e é mencionado várias vezes no Evangelho segundo João. A tradição indica a Turquia como seu campo apostólico e lugar de seu martírio. Tiago, o Menor, filho de Alfeu, só é mencionado nos catálogos dos apóstolos. Por falta de biografias confiáveis, não há concordância sobre sua trajetória, já que ele pode ser confundido com Tiago, filho de Zebedeu. São Filipe e São Tiago são celebrados juntos desde o século VI, na igreja dos Santos Doze Apóstolos, em Roma. A seus escolhidos, Jesus garante assistência divina e abre vasto horizonte de esperança e bom êxito na missão: “Quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará obras maiores do que estas” (v. 12).
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário