domingo, 5 de maio de 2024

Evangelho: João 16:5-11 - 07.05.2024



Na partida, a promessa resplandece: o Consolador vem, guiando-nos à verdade. Ele convence do pecado, justiça e juízo, revelando o caminho ao Pai. Crer é triunfar sobre a condenação. Hosana ao Espírito que nos conduz à vida eterna!


João 16:5-11 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:5 "Agora, vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’

6 Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração.

7 No entanto, digo-vos a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei.

8 E quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do julgamento:

9 do pecado, porque não acreditaram em mim;

10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;

11 e do julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"No entanto, digo-vos a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei" (João 16:7)


Esses versículos nos oferecem um vislumbre da missão do Espírito Santo e da promessa de Jesus aos discípulos antes de sua partida. Jesus anuncia que sua partida não é motivo para desespero, mas sim para a vinda do Paráclito, o Consolador. O Espírito Santo virá para guiar, fortalecer e convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. 

A falta de fé é apontada como o cerne do pecado, enquanto a justiça é encarnada na partida de Jesus para o Pai, mostrando o cumprimento de seu propósito redentor. A condenação do príncipe deste mundo é anunciada, destacando a vitória de Cristo sobre as forças do mal. Esses versículos nos lembram da importância da fé em Cristo e da obra transformadora do Espírito Santo em nossas vidas.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário