terça-feira, 21 de maio de 2024

Evangelho: Marcos 9:41-50 - 23.05.2024



Senhor Jesus, que nos ensinas a cortar o pecado de nossas vidas, concedei-nos a graça de viver em santidade, mantendo nossa fé viva e sendo sal da terra, vivendo em paz e amor uns com os outros. Amém.


Marcos 9:41-50 (Bíblia de Jerusalém)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:41. Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.

42. E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor lhe seria que lhe atassem ao pescoço uma grande pedra de moinho e o lançassem ao mar.

43. Se tua mão te leva a pecar, corta-a; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo as duas mãos, ires para a Geena, para o fogo inextinguível.

44. (versículo omitido na Bíblia de Jerusalém)

45. Se teu pé te leva a pecar, corta-o; é melhor entrares na vida coxo do que, tendo os dois pés, seres lançado na Geena.

46. (versículo omitido na Bíblia de Jerusalém)

47. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o; é melhor entrares no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, seres lançado na Geena,

48. onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.

49. Pois todos serão salgados com fogo.

50. O sal é bom, mas se o sal se tornar insípido, com que lhe restituireis o tempero? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.  - Palavra da Salvaação.


Reflexão:

"Se tua mão te leva a pecar, corta-a; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo as duas mãos, ires para a Geena, para o fogo inextinguível." (Marcos 9:43)


Este trecho do Evangelho de Marcos nos desafia a uma profunda autoexaminação e compromisso com a santidade. Jesus usa metáforas fortes para ilustrar a seriedade do pecado e o impacto negativo que ele pode ter em nossa vida e na dos outros. Ele nos chama a uma vida de vigilância e sacrifício, onde devemos estar dispostos a eliminar tudo que nos afasta de Deus, mesmo que isso exija ações drásticas. A menção ao sal nos lembra da nossa responsabilidade de manter nossa fé viva e ativa, preservando nossa integridade e influenciando positivamente o mundo ao nosso redor. A paz e a pureza interior são apresentadas como metas essenciais para a comunidade cristã.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário