quarta-feira, 15 de maio de 2024

Evangelho: João 21:15-19 - 17.05.2024



João 21:15-19 (Bíblia de Jerusalém):


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro:15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo." Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros."

16 Jesus perguntou de novo: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo." Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros."

17 Pela terceira vez, Jesus perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste porque Jesus lhe perguntou três vezes se o amava. Então respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo." Jesus disse: "Apascenta as minhas ovelhas.

18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais jovem, tu te cingias e ias aonde querias. Mas quando fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde tu não queres ir."

19 Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com que Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: "Segue-me." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

 "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21:16)


No diálogo entre Jesus e Pedro, vemos a ternura do Senhor em restaurar aquele que o negou. Pedro, cheio de arrependimento, afirma seu amor pelo Mestre. A repetição da pergunta de Jesus pode parecer desconcertante, mas é uma oportunidade para Pedro expressar seu amor renovado. A instrução de Jesus para apascentar suas ovelhas é um chamado para o serviço e cuidado dos outros. A profecia sobre a morte de Pedro mostra que seguir a Cristo pode exigir sacrifício supremo. Assim, somos lembrados não apenas do amor e misericórdia de Jesus, mas também do compromisso e fidelidade necessários para segui-lo plenamente.


 Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário