"Na plenitude do tempo, a Verdade se revela, guiando-nos à compreensão divina. O Espírito da Verdade, enviado pelo Pai, glorifica o Filho, revelando-nos o que é seu. Recebemos a herança celestial, anunciada pelo Espírito Santo, que nos conduz à verdade plena."
João 16:12-15 (Bíblia de Jerusalém):
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:12. "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora.
13. Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que virão.
14. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará.
15. Tudo o que o Pai possui é meu; por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu."
- Palavra da Salvação.
Reflexão:
"Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que virão." (João 16:13)
Nestas palavras de Jesus aos seus discípulos, há uma promessa profunda de continuidade e revelação. Ele reconhece a limitação humana em compreender plenamente a verdade divina. Contudo, Jesus assegura que o Espírito Santo, a "Verdade Plena", virá para guiar os corações dos crentes à compreensão mais profunda da verdade. A promessa de Jesus não é apenas revelar informações, mas também glorificar a Ele mesmo e ao Pai. Esta passagem nos lembra que nossa busca pela verdade não é solitária; o Espírito Santo está conosco, revelando e glorificando a Deus em nossas vidas. Assim, somos convidados a confiar no trabalho do Espírito Santo para nos guiar à verdade e à plenitude da revelação divina.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário