Naquele dia, os discípulos colhiam espigas nas searas. Os fariseus os questionaram sobre o sábado. Jesus respondeu-lhes, mostrando que o sábado foi feito para o homem. Ele é Senhor do sábado.
Marcos 2:23-28 (Bíblia de Jerusalém)
23 Aconteceu que, em um sábado, Jesus passava pelas searas; e seus discípulos, enquanto caminhavam, começaram a arrancar espigas.
24 Os fariseus diziam-lhe: "Olha, por que fazem no sábado o que não é permitido?"
25 Jesus respondeu-lhes: "Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros tiveram fome?
26 Como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda que só aos sacerdotes era permitido comer, e deu também aos que com ele estavam?"
27 E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.
28 De modo que o Filho do Homem é senhor também do sábado." - Palavra do Senhor.
Reflexão:
"O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. De modo que o Filho do Homem é senhor também do sábado." (Marcos 2:27-28)
O Evangelho de Marcos nos apresenta uma cena em que os discípulos de Jesus colhem espigas no sábado, suscitando a crítica dos fariseus. No entanto, Jesus desafia a visão legalista dos fariseus, mostrando que o sábado foi instituído para o bem do homem e não para ser uma carga pesada de regras. Ele lembra aos fariseus do exemplo de Davi, que, em uma situação de necessidade, violou a lei para atender à fome de seus companheiros.
Essa passagem nos convida a refletir sobre a natureza do sábado e sobre nossa compreensão das leis religiosas. Jesus ensina que o sábado é um tempo de descanso e renovação, não um fardo de restrições. Ele é Senhor do sábado, e Sua autoridade transcende as regras rituais.
Da mesma forma, somos convidados a olhar além das aparências e a entender o propósito mais profundo das tradições religiosas. Devemos buscar viver com compaixão e misericórdia, colocando as necessidades humanas acima das regras rígidas. Que possamos sempre lembrar que o amor e a bondade são as verdadeiras expressões da vontade de Deus.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário