Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e de todos os lugares reconduzirei vossos cativos (Jr 29,11s).
Esta frase revela a intenção divina como força transcendente que orienta a existência humana para a paz essencial, além das contingências do mundo. Invocar o Senhor é alinhar-se à ordem superior, onde a libertação dos cativeiros interiores conduz à comunhão plena com o Absoluto.
Lucas 20:27-40 ( Vulgata)
27 Accesserunt autem quidam sadducaeorum, qui negant esse resurrectionem, et interrogaverunt eum,
27 Aproximaram-se alguns dos saduceus, que negam a ressurreição, e o interrogaram,
28 dicentes: “Magister, Moyses scripsit nobis: Si frater alicuius mortuus fuerit habens uxorem et hic sine filiis fuerit, ut accipiat eam frater eius uxorem et suscitet semen fratri suo.
28 dizendo: “Mestre, Moisés escreveu para nós: Se o irmão de alguém morrer, tendo mulher, mas sem deixar filhos, que seu irmão tome a mulher e suscite descendência para seu irmão.
29 Septem ergo fratres erant: et primus accepit uxorem et mortuus est sine filiis;
29 Ora, havia sete irmãos: o primeiro tomou uma mulher e morreu sem deixar filhos;
30 et sequens accepit illam, et ipse mortuus est sine filio;
30 o segundo a tomou e também morreu sem deixar filhos;
31 et tertius accepit illam. Similiter autem et septem non reliquerunt filios et mortui sunt.
31 o terceiro a tomou; e assim também os sete, não deixando filhos, morreram.
32 Novissime mortua est et mulier.
32 Finalmente, morreu também a mulher.
33 In resurrectione ergo cuius eorum erit uxor? Siquidem septem habuerunt eam uxorem”.
33 Na ressurreição, de quem será a mulher? Pois os sete a tiveram como esposa.”
34 Et ait illis Iesus: “Filii saeculi huius nubunt et traduntur ad nuptias;
34 Jesus lhes respondeu: “Os filhos deste mundo se casam e se dão em casamento;
35 illi autem, qui digni habentur saeculo illo et resurrectione ex mortuis, neque nubunt neque ducunt uxores.
35 mas os que forem julgados dignos do outro mundo e da ressurreição dos mortos não se casam nem se dão em casamento.
36 Neque enim ultra mori possunt: aequales enim sunt angelis et filii sunt Dei, cum filii resurrectionis sint.
36 Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
37 Quia vero resurgant mortui, etiam Moyses ostendit secus rubum, sicut dicit: Dominum, Deum Abraham et Deum Isaac et Deum Iacob.
37 Que os mortos ressuscitam, o próprio Moisés mostrou junto à sarça, como disse: O Senhor é o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó.
38 Deus autem non est mortuorum sed vivorum: omnes enim vivunt ei.
38 Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para Ele.
39 Respondentes autem quidam scribarum dixerunt: “Magister, bene dixisti”;
39 Então, alguns dos escribas disseram: “Mestre, respondeste bem”;
40 et amplius non audebant eum quidquam interrogare.
40 e já não ousavam perguntar-lhe mais nada.
Reflexão:
"Deus autem non est mortuorum sed vivorum: omnes enim vivunt ei."
"Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para Ele." (Lucas 20,38)
A ressurreição nos convida a transcender a visão limitada da existência, revelando-nos uma vida plena em comunhão com o eterno. Nessa dimensão, a matéria e o espírito se integram, e o ser humano atinge sua plenitude como filho de Deus. Cada instante no presente é um movimento rumo à plenitude, onde o temporal se une ao transcendente. Assim, a ressurreição não é apenas um evento futuro, mas a realização do propósito divino, que harmoniza a criação com sua origem e destino, revelando a verdade última da vida no amor divino.
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