O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor, a ele glória e poder, pelos séculos dos séculos (Ap 5,12; 1,6).
O Cordeiro imolado é a manifestação suprema do amor redentor. Nele convergem poder e humildade, sabedoria e entrega. Sua glória eterna revela o triunfo sobre a morte, convidando-nos à comunhão plena com Deus pelos séculos dos séculos.
João 18:33-37 (Vulgata)
33. Introivit ergo iterum in praetorium Pilatus, et vocavit Jesum, et dixit ei: Tu es rex Judæorum?
33. Entrou novamente no pretório Pilatos, chamou Jesus e lhe disse: Tu és o rei dos judeus?
34. Respondit Jesus: A temetipso hoc dicis, an alii tibi dixerunt de me?
34. Respondeu Jesus: Dizes isso por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim?
35. Respondit Pilatus: Numquid ego Judæus sum? Gens tua et pontifices tradiderunt te mihi: quid fecisti?
35. Pilatos respondeu: Sou eu, acaso, judeu? Tua nação e os sumos sacerdotes te entregaram a mim; o que fizeste?
36. Respondit Jesus: Regnum meum non est de hoc mundo. Si ex hoc mundo esset regnum meum, ministri mei utique decertarent, ut non traderer Judæis: nunc autem regnum meum non est hinc.
36. Respondeu Jesus: Meu reino não é deste mundo. Se meu reino fosse deste mundo, meus servos lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora meu reino não é daqui.
37. Dixit itaque ei Pilatus: Ergo rex es tu? Respondit Jesus: Tu dicis quia rex sum ego. Ego in hoc natus sum, et ad hoc veni in mundum, ut testimonium perhibeam veritati: omnis qui est ex veritate, audit vocem meam.
37. Disse-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isso vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Reflexão:
"Ego in hoc natus sum, et ad hoc veni in mundum, ut testimonium perhibeam veritati: omnis qui est ex veritate, audit vocem meam."
"Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." (Jo 18:37)
No diálogo entre Jesus e Pilatos, a essência do Reino emerge como um chamado à transcendência. Este Reino não se reduz às dimensões do tempo ou do espaço; é uma realidade que ultrapassa o visível. Jesus apresenta um caminho que nos une à verdade eterna, convidando-nos a viver não por poder humano, mas pela fidelidade ao que é absoluto e puro. Aqueles que "são da verdade" respondem à voz divina, reconhecendo no Cristo a revelação do ser. Assim, a existência torna-se movimento em direção à plenitude, onde a união com o eterno é a meta última da vida humana.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário