Evangelium secundum Lucam 8,16-18
Dominica XV per Annum – Lectio sancti Evangelii secundum Lucam
16 Nemo autem lucernam accendens operit eam vaso, aut subtus lectum ponit: sed supra candelabrum ponit, ut intrantes videant lumen.
Ninguém, depois de acender a lâmpada, a cobre com um vaso ou a coloca debaixo da cama; mas a põe sobre o candeeiro, para que os que entram vejam a luz.
17 Non est enim occultum, quod non manifestetur: nec absconditum, quod non cognoscatur, et in palam veniat.
Pois não há nada oculto que não venha a manifestar-se, nem escondido que não venha a ser conhecido e divulgado.
18 Videte ergo quomodo audiatis. Qui enim habet, dabitur illi: et quicumque non habet, etiam quod putat se habere, auferetur ab illo.
Portanto, vede como ouvis. Porque ao que tem, dar-se-á; e ao que não tem, até aquilo que julga ter lhe será tirado.
Reflexão:
A lâmpada é a consciência desperta, que não pode permanecer escondida sob o peso da indiferença. Cada ser humano traz em si uma centelha que deve iluminar. O que se oculta em nós será revelado, pois a verdade não se mantém prisioneira das sombras. A escuta profunda abre espaço para o crescimento interior, enquanto a negligência conduz à perda. Quem cultiva virtudes se torna receptáculo da abundância, pois o espírito se expande pela prática do bem. A vida é um exercício de vigilância, no qual o homem é chamado a manifestar luz. Assim, ser livre é tornar-se radiante.
Versículo mais importante:
Videte ergo quomodo audiatis. Qui enim habet, dabitur illi: et quicumque non habet, etiam quod putat se habere, auferetur ab illo.
Portanto, vede como ouvis. Porque ao que tem, dar-se-á; e ao que não tem, até aquilo que julga ter lhe será tirado.(Lc 8:18)
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário