Evangelium secundum Lucam 6,20-26
Et ipse elevatis oculis in discipulos suos, dicebat: Beati pauperes, quia vestrum est regnum Dei.
E, levantando os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, pobres, porque vosso é o reino de Deus.Beati, qui nunc esuritis, quia saturabimini. Beati, qui nunc fletis, quia ridebitis.
Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque rireis.Beati eritis cum vos oderint homines, et cum separaverint vos, et exprobraverint, et eiecerint nomen vestrum tamquam malum propter Filium hominis.
Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos excluírem, vos insultarem e rejeitarem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem.Gaudete in illa die, et exsultate: ecce enim merces vestra multa in caelo: secundum haec enim faciebant prophetis patres eorum.
Alegrai-vos nesse dia e exultai, pois grande é a vossa recompensa no céu; assim, com efeito, fizeram os pais deles aos profetas.Verumtamen vae vobis divitibus, quia habetis consolationem vestram.
Mas ai de vós, ricos, porque já tendes a vossa consolação.Vae vobis, qui saturati estis: quia esurietis. Vae vobis, qui ridetis nunc: quia lugebitis et flebitis.
Ai de vós, que estais saciados, porque tereis fome. Ai de vós, que agora rides, porque chorareis e vos lamentareis.Vae cum benedixerint vobis omnes homines: secundum haec faciebant pseudoprophetis patres eorum.
Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem, porque assim fizeram os pais deles aos falsos profetas.
Reflexão:
A palavra do Senhor revela que a verdadeira grandeza não se mede pela posse, mas pela abertura ao eterno. Os pobres e os aflitos carregam em si uma potência escondida que se orienta ao futuro. Cada lágrima é semente de plenitude, cada fome é desejo do infinito. O anúncio das bem-aventuranças rompe os limites do imediato e nos recorda que o sentido da vida é maior que a dor passageira. Seremos chamados a uma liberdade que não depende das circunstâncias, mas da adesão ao amor. Assim, cada existência se torna promessa de plenitude e caminho de esperança.
Versículo mais importante:
Et ipse elevatis oculis in discipulos suos, dicebat: Beati pauperes, quia vestrum est regnum Dei.
E, levantando os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, pobres, porque vosso é o reino de Deus.(Lc 6:20)
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário