Dominica XXV per Annum – Evangelium secundum Lucam 7,11-17
Et factum est: deinde ibat in civitatem, quæ vocatur Naim: et ibant cum eo discipuli eius, et turba copiosa.
E aconteceu que, depois disso, Jesus foi a uma cidade chamada Naim; iam com Ele seus discípulos e uma grande multidão.Cum autem appropinquaret portæ civitatis, ecce defunctus efferebatur filius unicus matris suæ: et hæc vidua erat: et turba civitatis multa cum illa.
Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um morto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia muita gente da cidade.Quam cum vidisset Dominus, misericordia motus super eam, dixit illi: Noli flere.
Vendo-a, o Senhor moveu-se de compaixão por ela e disse: Não chores.Et accessit, et tetigit loculum. Hi autem qui portabant, steterunt. Et ait: Adulescens, tibi dico, surge.
Aproximou-se, tocou o esquife, e os que o levavam pararam. Então disse: Jovem, eu te digo, levanta-te.Et resedit qui erat mortuus, et coepit loqui. Et dedit illum matri suæ.
E o que estava morto sentou-se e começou a falar; e Jesus o entregou à sua mãe.Accepit autem omnes timor: et magnificabant Deum, dicentes: Quia propheta magnus surrexit in nobis: et quia Deus visitavit plebem suam.
Todos foram tomados de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e Deus visitou o seu povo.Et exiit hic sermo in universam Iudæam de eo, et in omnem circa regionem.
E esta notícia a respeito dele espalhou-se por toda a Judeia e por toda a região em redor.
Reflexão:
O encontro em Naim revela que a vida não é clausura, mas movimento em direção à plenitude. O gesto de Cristo rompeu o peso da morte e restituiu esperança à viúva. Nesse ato, manifesta-se a força que liberta o ser humano das cadeias do destino cego, lembrando que cada vida possui valor único e irrepetível. A palavra que chama à existência é também apelo à responsabilidade de construir um mundo mais justo. A ressurreição do jovem mostra que a verdadeira ordem se enraíza no amor que gera liberdade, comunhão e futuro. Onde há abertura, o Espírito sempre recria.
Versículo mais importante:
Lucam 7,14
Et accessit, et tetigit loculum. Hi autem qui portabant, steterunt. Et ait: Adulescens, tibi dico, surge.
Aproximou-se, tocou o esquife, e os que o levavam pararam. Então disse: Jovem, eu te digo, levanta-te.(Lc7:14)
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:
Postar um comentário