Evangelium secundum Lucam 7,31-35
Cui ergo similes dicam homines generationis huius? et cui similes sunt?
A quem, pois, compararei os homens desta geração? E a quem são semelhantes?Similes sunt pueris sedentibus in foro, et loquentibus ad invicem, et dicentibus: Cecinimus vobis tibiis, et non saltastis: lamentavimus, et non plorastis.
São semelhantes a meninos que, sentados na praça, falam uns aos outros: Tocamos flauta para vós, e não dançastes; entoamos lamentos, e não chorastes.Venit enim Ioannes Baptista non manducans panem neque bibens vinum: et dicitis: Daemonium habet.
Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Ele tem um demônio.Venit Filius hominis manducans et bibens, et dicitis: Ecce homo devorator et bibens vinum, amicus publicanorum et peccatorum.
Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores.Et iustificata est sapientia ab omnibus filiis suis.
Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.
Reflexão:
O Senhor denuncia a inconstância da geração que rejeita tanto a austeridade de João como a proximidade de Cristo. Essa palavra nos revela que a verdade não se mede por conveniências humanas, mas pela coerência que nasce do espírito livre. O ser humano é chamado a superar os jogos da indiferença e a abrir-se à escuta da vida em sua plenitude. A sabedoria não é abstrata, mas reconhecida nos frutos de quem a encarna. Cada gesto de amor autêntico testemunha sua força. Assim, a vida se torna caminho de comunhão, onde liberdade e responsabilidade se entrelaçam no horizonte eterno.
Versículo mais importante:
Lucam 7,35
Et iustificata est sapientia ab omnibus filiis suis.
Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.(Lc 7:35)
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata

Nenhum comentário:
Postar um comentário