Lectio Sancti Evangelii secundum Ioannem 15,1-8
Ego sum vitis vera: et Pater meus agricola est.
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.Omnem palmitem in me non ferentem fructum tollet eum: et omnem qui fert fructum, purgabit eum, ut fructum plus afferat.
Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto.Iam vos mundi estis propter sermonem, quem locutus sum vobis.
Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei.Manete in me, et ego in vobis. Sicut palmes non potest ferre fructum a semetipso, nisi manserit in vite: sic nec vos, nisi in me manseritis.
Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.Ego sum vitis, vos palmites: qui manet in me, et ego in eo, hic fert fructum multum: quia sine me nihil potestis facere.
Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.Si quis in me non manserit, mittetur foras sicut palmes, et aruit, et colligent eum, et in ignem mittunt, et ardet.
Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como o ramo, e secará; esses ramos são recolhidos, lançados ao fogo e queimados.Si manseritis in me, et verba mea in vobis manserint, quodcumque volueritis, petetis, et fiet vobis.
Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.In hoc clarificatus est Pater meus, ut fructum plurimum afferatis, et efficiamini mei discipuli.
Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto, e vos torneis meus discípulos.
Reflexão:
A videira é a imagem da interdependência que sustenta a vida em sua plenitude. Cada ser é chamado a florescer a partir de sua própria interioridade, mas em comunhão com a Fonte que anima o todo. A liberdade verdadeira não se dá no isolamento, mas no vínculo vital que respeita o crescimento singular de cada ramo. Ao permanecer no Verbo, descobrimos que o fruto mais pleno nasce da escuta e da ação que se unem. A criatividade individual, iluminada pela presença divina, torna-se serviço, partilha e construção comum. A plenitude do ser revela-se na liberdade que frutifica em comunhão.
Versículo mais importante:
Ego sum vitis, vos palmites: qui manet in me, et ego in eo, hic fert fructum multum: quia sine me nihil potestis facere.
Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo15:5)
Este versículo sintetiza o coração do ensinamento: a união interior com Cristo é a fonte de toda verdadeira realização e liberdade espiritual. A imagem da videira revela uma dinâmica de vida que flui, não pela força ou imposição, mas pela permanência no Amor que sustenta o ser.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário