Evangelium secundum Ioannem (Jo 14,1-6)In illo tempore:
1. Non turbetur cor vestrum. Creditis in Deum, et in me credite.
Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.
2. In domo Patris mei mansiones multae sunt; si quo minus, dixissem vobis: quia vado parare vobis locum.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, eu vo-lo teria dito: pois vou preparar-vos um lugar.
3. Et si abiero, et praeparavero vobis locum: iterum venio, et accipiam vos ad meipsum: ut ubi sum ego, et vos sitis.
E se eu for e vos preparar um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, para que onde eu estou, estejais vós também.
4. Et quo ego vado scitis: et viam scitis.
E vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
5. Dicit ei Thomas: Domine, nescimus quo vadis: et quomodo possumus viam scire?
Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?
6. Dicit ei Iesus: Ego sum via, et veritas, et vita. Nemo venit ad Patrem, nisi per me.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
Reflexão:
Neste Evangelho resplandece o mistério do amor que conduz. Cristo não impõe o caminho — Ele é o Caminho, aberto à livre adesão do coração desperto. O amor verdadeiro não exige: convida. A liberdade espiritual encontra sua plenitude na confiança que se entrega, não por medo, mas por reconhecimento da verdade viva. Assim, cada morada no Pai é um estado de consciência que se alcança pela comunhão voluntária com o Amor que guia. Em Cristo, o ser humano torna-se peregrino da eternidade, não por dever, mas por desejo de permanecer onde a Vida é plena e a Verdade é liberdade.
Versículo mais importante:
Dicit ei Iesus: Ego sum via, et veritas, et vita. Nemo venit ad Patrem, nisi per me.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo 14:6)
Este versículo expressa a realidade metafísica da união entre liberdade e verdade. Cristo não aponta apenas um caminho: Ele é o Caminho. Sua essência é a ponte entre o finito e o Infinito, onde a alma, por amor e escolha livre, se eleva ao Pai.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
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