Evangelium secundum Ioannem 10,1–10
1. Amen, amen dico vobis: qui non intrat per ostium in ovile ovium, sed ascendit aliunde, ille fur est et latro.
Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e salteador.
2. Qui autem intrat per ostium, pastor est ovium.
Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3. Huic ostiarius aperit, et oves vocem eius audiunt: et proprias oves vocat nominatim, et educit eas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz; ele chama as suas próprias ovelhas pelo nome, e as conduz para fora.
4. Et cum proprias oves emiserit, ante eas vadit: et oves illum sequuntur, quia sciunt vocem eius.
E quando as tirou para fora, vai adiante delas; e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5. Alienum autem non sequuntur, sed fugiunt ab eo: quia non noverunt vocem alienorum.
Mas ao estranho não seguirão, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6. Hoc proverbium dixit eis Iesus. Illi autem non cognoverunt quid loqueretur eis.
Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que lhes dizia.
7. Dixit ergo eis iterum Iesus: Amen, amen dico vobis, quia ego sum ostium ovium.
Disse-lhes Jesus de novo: Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas.
8. Omnes, quotquot venerunt, fures sunt et latrones: et non audierunt eos oves.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9. Ego sum ostium. Per me si quis introierit, salvabitur: et ingredietur, et egredietur, et pascua inveniet.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e encontrará pastagem.
10. Fur non venit nisi ut furetur, et mactet, et perdat. Ego veni ut vitam habeant, et abundantius habeant.
O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.
Reflexão:
No dinamismo da existência, cada ser humano é chamado a reconhecer a Voz que ressoa no íntimo e conduz à realização plena. A liberdade de escutar e responder não se impõe, mas floresce no reconhecimento da dignidade que habita cada consciência. O Cristo se apresenta como a Porta — não um limite, mas a passagem que respeita o tempo e o desejo de cada alma. A abundância de vida é fruto do encontro com o sentido maior, que não anula o indivíduo, mas o eleva em comunhão. A vida verdadeira não é posse, mas abertura contínua ao chamado do Amor que liberta.
Versículo mais importante:
Fur non venit nisi ut furetur, et mactet, et perdat. Ego veni ut vitam habeant, et abundantius habeant.
O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. (Jo 10:10)
Esse versículo expressa com clareza a centralidade da liberdade e da dignidade da pessoa humana: a vida plena que não é imposta, mas oferecida como possibilidade real de desenvolvimento integral.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata
Nenhum comentário:
Postar um comentário