Evangelium secundum Lucam 18,9-14
Dixit autem et ad quosdam qui in se confidebant tamquam iusti, et aspernabantur ceteros, parabolam istam:
Disse também a alguns que confiavam em si mesmos por se julgarem justos e desprezavam os outros esta parábola:Duo homines ascenderunt in templum ut orarent: unus pharisaeus, et alter publicanus.
Dois homens subiram ao templo para orar: um fariseu e o outro publicano.Pharisaeus stans, haec apud se orabat: Deus, gratias ago tibi quia non sum sicut ceteri hominum, raptores, iniusti, adulteri, velut etiam hic publicanus.
O fariseu, de pé, orava consigo mesmo: Ó Deus, dou-te graças porque não sou como os demais homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem mesmo como este publicano.Jejuno bis in sabbato, decimas do omnium quae possideo.
Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo o que possuo.Et publicanus a longe stans, nolebat nec oculos ad caelum levare: sed percutiebat pectus suum, dicens: Deus, propitius esto mihi peccatori.
O publicano, porém, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, pecador.Dico vobis, descendit hic iustificatus in domum suam ab illo: quia omnis qui se exaltat, humiliabitur; et qui se humiliat, exaltabitur.
Eu vos digo: este desceu justificado para sua casa, e não aquele; pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.
Verbum Domini
Reflexão:
A grandeza não nasce do orgulho, mas do reconhecimento da própria fragilidade. Aquele que se conhece verdadeiramente não busca aplausos, busca sentido. A humildade é a força que eleva, pois nela o homem encontra sua proporção diante do Eterno. A justiça não se afirma pelo poder, mas pela retidão do coração. Quem se recolhe em silêncio aprende que a oração sincera é mais profunda que qualquer palavra. Assim, o homem livre é aquele que domina a si mesmo e caminha em paz, sem vanglória, sustentado apenas pela luz interior que o guia.
Versículo mais importante:
Evangelium secundum Lucam 18,14
Dico vobis, descendit hic iustificatus in domum suam ab illo: quia omnis qui se exaltat, humiliabitur; et qui se humiliat, exaltabitur.
Eu vos digo: este desceu justificado para sua casa, e não aquele; pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.(Lc 18:14)
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata #metafísica #teologia #papaleãoIV #santopapa #sanrtopadre

Nenhum comentário:
Postar um comentário