terça-feira, 28 de outubro de 2025

Evangelho: Lucas 13:22-30 - 29.10.2025

 


IN DOMINICA XXI PER ANNUM PER ANNUM C

(Evangelium secundum Lucam 13,22-30 — Vulgata)

22. Et ibat per civitates et castella docens, et iter faciens in Jerusalem.
E Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém.

23. Ait autem illi quidam: Domine, si pauci sunt, qui salvantur? Ipse autem dixit ad illos:
Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que se salvam? Ele respondeu:

24. Contendite intrare per angustam portam: quia multi, dico vobis, quaerent intrare, et non poterunt.
Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois muitos tentarão entrar e não conseguirão.

25. Cum autem intraverit paterfamilias, et clauserit ostium, incipietis foris stare, et pulsare ostium, dicentes: Domine, aperi nobis: et respondens dicet vobis: Nescio vos unde sitis.
Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós ficareis fora, batendo e dizendo: Senhor, abre-nos! Ele, porém, responderá: Não vos conheço, nem sei de onde sois.

26. Tunc incipietis dicere: Manducavimus coram te, et bibimus, et in plateis nostris docuisti.
Então direis: Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas praças.

27. Et dicet dicam vobis: Nescio vos unde sitis: discedite a me, omnes operarii iniquitatis.
Mas ele responderá: Não sei de onde sois; afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade.

28. Ibi erit fletus et stridor dentium: cum videritis Abraham, et Isaac, et Jacob, et omnes prophetas in regno Dei, vos autem expelli foras.
Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós lançados fora.

29. Et venient ab oriente et occidente, et aquilone, et austro, et accumbent in regno Dei.
Virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.

30. Et ecce sunt novissimi, qui erunt primi: et sunt primi, qui erunt novissimi.
E eis que há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.

Verbum Domini

Reflexão:
A porta estreita é o limiar da consciência, passagem entre o que somos e o que devemos ser.
Entrar por ela exige desprendimento e clareza interior, não força.
A salvação não é prêmio, mas conquista silenciosa do espírito que se disciplina.
Aqueles que apenas viram a verdade sem vivê-la permanecerão fora, presos à aparência.
Cada ato justo abre a porta; cada desordem interior a fecha.
A liberdade autêntica floresce na obediência à ordem invisível que sustenta o bem.
O Reino é comunhão entre os que aprenderam a servir, não a dominar.
E o último que ama em silêncio supera o primeiro que busca ser visto.


Versículo mais importante:

Evangelium secundum Lucam 13,24 — Vulgata

24. Contendite intrare per angustam portam: quia multi, dico vobis, quaerent intrare, et non poterunt.
Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois muitos tentarão entrar e não conseguirão.(Lc 13:24)

Este versículo é o eixo espiritual de toda a passagem. A “porta estreita” representa o caminho da consciência purificada, o esforço interior que conduz à verdadeira liberdade. Não é uma passagem física, mas um estado de alma que exige disciplina, desapego e fidelidade à verdade interior. O convite de Cristo é à vigilância, à coragem de escolher o essencial sobre o fácil. Entrar por essa porta é atravessar o limite entre o eu disperso e o ser íntegro, onde a alma encontra a harmonia com o Divino.

Leia: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

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