Evangelium secundum Lucam 14,1-6
Et factum est, cum intraret in domum cujusdam principis Pharisaeorum sabbato manducare panem, et ipsi observabant eum.
E aconteceu que, entrando ele na casa de um dos principais fariseus, num sábado, para comer pão, eles o observavam.Et ecce homo quidam hydropicus erat ante illum.
E eis que estava diante dele um homem hidrópico.Et respondens Jesus, dixit ad legisperitos et pharisaeos, dicens: licet sabbato curare?
E Jesus, respondendo, disse aos doutores da lei e aos fariseus: É lícito curar no sábado?At illi tacuerunt. Ipse vero apprehensum sanavit eum, ac dimisit.
Mas eles se calaram. E Jesus, tomando o homem pela mão, curou-o e o despediu.Et respondens ad illos dixit: cujus vestrum asinus aut bos in puteum cadet, et non continuo extrahet illum die sabbati?
E dirigindo-se a eles, disse: Qual de vós, se o seu jumento ou boi cair num poço, não o tirará logo, mesmo em dia de sábado?Et non poterant ad haec respondere illi.
E a isto nada podiam responder.
Reflexão:
A cena revela a supremacia da consciência sobre a letra da lei. Jesus ensina que o verdadeiro cumprimento do divino está na compaixão ativa e na liberdade interior. O silêncio dos fariseus é o reflexo de quem ainda não compreendeu que o amor é a medida suprema de toda ação justa. Curar, mesmo no sábado, é reconhecer que a vida não se submete à rigidez das convenções. A alma que se move pela verdade age com serenidade e discernimento. Assim, a fé se torna força viva, que une sabedoria e misericórdia, libertando o homem da prisão do formalismo e conduzindo-o à plenitude do ser.
Versículo mais importante:
Versículo mais importante — Evangelium secundum Lucam 14,1-6
5. Et respondens ad illos dixit: cujus vestrum asinus aut bos in puteum cadet, et non continuo extrahet illum die sabbati?
E dirigindo-se a eles, disse: Qual de vós, se o seu jumento ou boi cair num poço, não o tirará logo, mesmo em dia de sábado?(Lc 14:5)
Este versículo expressa a essência do ensinamento de Jesus sobre a primazia da vida e da misericórdia sobre a rigidez da lei. Ele revela que a verdadeira obediência não está na letra, mas no espírito da ação justa. A compaixão se torna, assim, a forma mais elevada de sabedoria e liberdade espiritual.
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata #metafísica #teologia #papaleãoIV #santopapa #sanrtopadre

Nenhum comentário:
Postar um comentário