Dominica III in Quadragesima – Evangelium secundum Lucam 13,1-9
1. Aderant autem quidam ipso in tempore nuntiantes illi de Galilæis, quorum sanguinem Pilatus miscuit cum sacrificiis eorum.
Naquele tempo, chegaram alguns que contaram a Jesus sobre os galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles.
2. Et respondens dixit illis: Putatis quod hi Galilæi præ omnibus Galilæis peccatores fuerunt, quia talia passi sunt?
E Ele lhes respondeu: Pensais que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus, por terem sofrido tais coisas?
3. Non, dico vobis: sed nisi pœnitentiam habueritis, omnes similiter peribitis.
Não, eu vos digo; mas se não vos converterdes, todos igualmente perecereis.
4. Vel illi decem et octo, super quos cecidit turris in Siloë et occidit eos: putatis quia et ipsi debitores fuerunt præ omnibus hominibus habitantibus in Ierusalem?
Ou aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou: pensais que eram mais culpados que todos os habitantes de Jerusalém?
5. Non, dico vobis: sed si non pœnitentiam habueritis, omnes similiter peribitis.
Não, eu vos digo; mas se não vos converterdes, todos igualmente perecereis.
6. Dicebat autem hanc similitudinem: Arborem fici habebat quidam plantatam in vinea sua, et venit quærens fructum in illa, et non invenit.
E dizia esta parábola: Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; veio procurar fruto nela e não achou.
7. Dixit autem ad cultorem vineæ: Ecce anni tres sunt, ex quo venio quærens fructum in ficulnea hac, et non invenio: succide ergo illam: ut quid etiam terram occupat?
Então disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira e nada encontro; corta-a! Por que há de ocupar inutilmente a terra?
8. At ille respondens, dicit illi: Domine, dimitte illam et hoc anno usque, donec fodiam circa illam et mittam stercora.
Mas ele respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu cave ao redor e lhe ponha adubo.
9. Et si quidem fecerit fructum: sin autem, in futurum succides eam.
E, se der fruto, muito bem; se não, virás a cortá-la depois.
Verbum Domini
Reflexão:
A parábola recorda que o tempo é dom e responsabilidade. Cada instante é ocasião para florescer em consciência e virtude. O homem que cultiva o solo da própria alma compreende que nada é seu, mas tudo lhe foi confiado para frutificar. Assim como a figueira, somos chamados a justificar o espaço que ocupamos, não pelo medo, mas pela fidelidade à vida. A liberdade verdadeira nasce do trabalho interior, e a conversão é o despertar para o que é essencial: agir com justiça, discernir com serenidade e viver de modo que o bem não seja promessa, mas presença.
Versículo maiss importantes:
3. Non, dico vobis: sed nisi pœnitentiam habueritis, omnes similiter peribitis.
Não, eu vos digo; mas se não vos converterdes, todos igualmente perecereis.(Lc 13:3)
Este versículo concentra a essência do ensinamento do trecho: a necessidade da conversão interior como caminho de libertação e plenitude. Ele recorda que a verdadeira transformação não nasce do medo da perda, mas da consciência da vida como oportunidade contínua de retorno ao que é justo, sereno e íntegro.
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata #metafísica #teologia #papaleãoIV #santopapa #sanrtopadre

Nenhum comentário:
Postar um comentário