Ai daqueles que se perdem na aparência e esquecem a essência! O templo é sagrado, não pelo ouro, mas pela presença divina. Que nossas ações sejam guiadas pela verdade e não pela ostentação. (Mateus 23:13)
Mateus 23,13-22
13 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos Céus diante dos homens. Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo."
14 [Este versículo não consta de muitos manuscritos antigos.]
15 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês percorrem terra e mar para converter uma só pessoa, e, quando conseguem, vocês a tornam duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês."
16 "Ai de vocês, guias cegos! Vocês dizem: 'Se alguém jurar pelo templo, isso nada significa; mas, se alguém jurar pelo ouro do templo, é obrigado a cumprir o que jurou'."
17 "Cegos! O que é mais importante: o ouro, ou o templo que santifica o ouro?"
18 "Vocês também dizem: 'Se alguém jurar pelo altar, isso nada significa; mas, se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, é obrigado a cumprir o que jurou'."
19 "Cegos! O que é mais importante: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?"
20 "Portanto, aquele que jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele."
21 "E aquele que jura pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita."
22 "E aquele que jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele se assenta."
Reflexão:
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos Céus diante dos homens. Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo." (Mateus 23:13)
A verdadeira sabedoria está além das aparências e convenções. As instituições humanas, quando se distanciam de seu propósito espiritual, perdem o sentido. A profundidade da existência não se encontra nos rituais ou nas estruturas exteriores, mas no que esses elementos apontam para além de si mesmos. É o espírito que santifica, não o que é material. O caminho para o divino é o reconhecimento da sacralidade inerente ao cosmos e à vida. Esse reconhecimento, embora simples, exige um despertar profundo da consciência, capaz de unir o material e o espiritual em uma harmonia maior.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santodod
Nenhum comentário:
Postar um comentário