“Ó Cristo, que revelas a verdadeira realeza em tua humildade, guias-nos a discernir entre o mundo e o sagrado. Ensina-nos a caminhar na sabedoria divina, cumprindo a justiça terrena, sem perder de vista o eterno reino que nos aguarda.”
Mateus 17:22-27
22. Estando eles reunidos na Galileia, Jesus lhes disse: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.
23. Eles o matarão, mas ao terceiro dia ele ressuscitará." E ficaram profundamente tristes.
24. Quando chegaram a Cafarnaum, os que cobravam o imposto das duas dracmas aproximaram-se de Pedro e perguntaram: "O vosso mestre não paga as duas dracmas?"
25. Pedro respondeu: "Sim." Quando ele entrou em casa, Jesus se adiantou, dizendo: "Simão, o que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributos: de seus filhos ou dos estranhos?"
26. Pedro respondeu: "Dos estranhos." Jesus lhe disse: "Logo, os filhos estão isentos.
27. Mas, para não os escandalizarmos, vai ao mar, lança o anzol e puxa o primeiro peixe que subir; e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti."
Reflexão:
"O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão; mas no terceiro dia ele ressuscitará." (Mateus 17:22-23).
Neste texto, somos chamados a refletir sobre a relação entre a realidade espiritual e a material. A instrução de Jesus a Pedro de pagar o tributo com uma moeda encontrada na boca de um peixe revela que, mesmo diante das exigências humanas e materiais, há uma profunda harmonia entre o mundo divino e o mundo natural. Esta passagem nos convida a enxergar além das aparências, a perceber a presença de Deus em todas as coisas e a agir com sabedoria e humildade, integrando nossa vida terrena com os propósitos divinos.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário