Ungido pelo Espírito, foste enviado para proclamar a libertação aos oprimidos, luz aos cegos e esperança aos pobres. Ó Verbo divino, que atravessas a fúria dos homens, fortalece-nos para seguir-Te, vencendo o medo, com a verdade que renova o mundo.
Lucas 4:16-30
16 Ele foi a Nazaré, onde tinha sido criado. No dia de sábado, entrou na sinagoga, como era seu costume, e levantou-se para ler.
17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías; desenrolando-o, encontrou o lugar onde estava escrito:
18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Enviou-me para proclamar a liberdade aos cativos e a recuperação da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
19 e proclamar um ano da graça do Senhor."
20 Depois enrolou o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21 Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabais de ouvir."
22 Todos davam testemunho dele, admirados com as palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E diziam: "Não é este o filho de José?"
23 Jesus, porém, lhes disse: "Sem dúvida, vocês me citarão este provérbio: 'Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum.'"
24 E prosseguiu: "Nenhum profeta é aceito em sua própria terra.
25 De fato, eu lhes digo que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e meio, e houve grande fome em toda a terra.
26 No entanto, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom.
27 Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu; todavia, nenhum deles foi purificado, a não ser Naamã, o sírio."
28 Ao ouvirem estas palavras, todos na sinagoga ficaram furiosos.
29 Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, para jogá-lo precipício abaixo.
30 Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.
Reflexão:
"Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabais de ouvir." (Lucas 4:21)
A vida nos convida a um movimento de transcendência, onde a humanidade se ergue para além dos limites do comum. Assim como Jesus rompeu as barreiras de expectativa e tradição, também somos chamados a superar o que nos prende à superficialidade. O Espírito divino nos impulsa para sermos agentes de transformação, trazendo luz e esperança ao mundo. Tal como o Mestre, devemos desafiar o que nos mantém inertes, mergulhando profundamente na nossa missão espiritual de renovação, ousadia e integração com o cosmos. Assim, o sentido mais profundo da existência se desvela, ampliando nossa conexão com o divino.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santodod
Nenhum comentário:
Postar um comentário