segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Evangelho: Mateus 18:21-19:1 - 15.08.2024



"Setenta vezes sete é o chamado ao perdão infinito, que nasce do coração compassivo do Pai. Quem perdoa, experimenta a misericórdia divina e caminha na luz do amor verdadeiro, superando as barreiras da ofensa e abraçando a paz eterna."


Mateus 18:21-19:1


18:21 Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?"  

18:22 Jesus lhe respondeu: "Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete."  

18:23 Por isso, o Reino dos Céus é comparado a um rei que quis acertar contas com seus servos.  

18:24 Quando começou a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.  

18:25 Como ele não podia pagar, o senhor ordenou que ele, sua esposa, seus filhos e tudo o que ele tinha fossem vendidos para pagar a dívida.  

18:26 Então, o servo se prostrou diante dele, dizendo: 'Senhor, tenha paciência comigo, e eu te pagarei tudo.'  

18:27 O senhor daquele servo, movido de compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.  

18:28 Mas, quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Pague-me o que me deve!'  

18:29 O conservo se prostrou, suplicando: 'Tenha paciência comigo, e eu te pagarei.'  

18:30 Mas ele não quis; antes, foi e lançou-o na prisão, até que pagasse a dívida.  

18:31 Quando os outros servos viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao senhor o que havia acontecido.  

18:32 Então o senhor chamou o servo e disse: 'Servo malvado, eu te perdoei toda aquela dívida porque me pediste.  

18:33 Não devias tu também ter compaixão de teu conservo, assim como eu tive misericórdia de ti?'  

18:34 Indignado, o senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.  

18:35 Assim também meu Pai celestial vos fará, se do coração não perdoardes cada um a seu irmão."  

19:1 Tendo acabado de proferir essas palavras, Jesus partiu da Galileia e foi para os confins da Judeia, além do Jordão.


Reflexão

"Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete." (Mateus 18:22)


O perdão, na visão cristã, vai além de um mero ato de bondade; ele é uma exigência de justiça divina. Ao perdoar setenta vezes sete, Jesus convida à superação de todas as barreiras do ressentimento, instaurando uma dinâmica de amor que reflete o próprio ser de Deus. O servo perdoado, mas incapaz de perdoar, exemplifica o perigo de não vivermos em coerência com a misericórdia recebida. O verdadeiro perdão não conhece limites, pois ele é a expressão mais profunda da comunhão com o Pai, que nos perdoa infinitamente.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário