quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Evangelho: Lucas 1:39-56 - 18.08.2024

   


Ó Maria, cheia de graça, a mãe do Senhor, visitaste Isabel com alegria. O Espírito Santo encheu seu ventre, e em tua humildade, o Todo-Poderoso operou maravilhas. Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.


Lucas 1:39-56

39. Naqueles dias, Maria se levantou e foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá.

40. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.

41. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42. Ela exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!

43. E como me é dado que venha a mim a mãe do meu Senhor?

44. Pois assim que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre.

45. Bem-aventurada aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!"

46. Então Maria disse: "A minha alma engrandece ao Senhor,

47. e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador,

48. porque ele olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada,

49. porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas por mim. Santo é o seu nome,

50. e a sua misericórdia estende-se de geração em geração sobre os que o temem.

51. Ele manifestou o poder do seu braço, dispersou os soberbos de coração.

52. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.

53. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias.

54. Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia,

55. conforme prometera aos nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre."

56. Maria permaneceu com Isabel cerca de três meses e depois voltou para sua casa.


Reflexão:

"Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!" (Lucas 1:42)


O universo avança em direção a uma unidade profunda, onde cada alma, unida ao cosmos, participa de uma criação contínua. No mistério da encarnação, a humanidade é chamada a colaborar com a obra divina, onde o espírito se une à matéria, elevando-a. Através da humildade e fé, como a de Maria, somos convidados a perceber a presença divina em todas as coisas, guiando-nos para o ponto final da convergência, onde todos os seres se encontram em Deus, o Alfa e o Ômega.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário