Jesus disse: "Podem os amigos do noivo jejuar enquanto Ele está com eles? Remendo novo em pano velho não serve, nem vinho novo em odres velhos. Vinho novo, odres novos. Assim ambos se conservam e se renovam." Amém.
Mateus 9,14-17 (Bíblia de Jerusalém):
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo,
14. Então, os discípulos de João se aproximaram dele e perguntaram: "Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam?"
15. Jesus respondeu: "Acaso os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado, e então jejuarão.
16. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica pior.
17. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam." - Palavra da Salvação.
Reflexão:
"Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam." (Mt 9:17)
Neste trecho do Evangelho, Jesus nos ensina sobre a importância do contexto e da transformação. Ele compara sua presença com a alegria de um casamento, onde o jejum não é apropriado. Contudo, Ele também nos lembra que haverá tempos de luto e jejum quando Ele for retirado. A metáfora do remendo de pano novo em roupa velha e do vinho novo em odres velhos nos desafia a considerar a adequação das nossas práticas e pensamentos. Assim como não se deve misturar o novo com o velho sem reflexão, somos chamados a renovar nossas mentes e corações para receber plenamente os ensinamentos de Cristo. Devemos buscar uma transformação interna que se harmonize com a nova vida que Ele nos oferece, adaptando-nos continuamente à verdade e ao amor divino.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão
#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração
#primeiraleitura #segundaleitura #santododia
Nenhum comentário:
Postar um comentário